O dr. Crésio de Aragão Dantas Alves, presidente do Departamento Científico de Endocrinologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), foi eleito, no último dia 16, como membro titular da Academia de Medicina da Bahia. O médico será empossado em julho deste ano, mês de aniversário da instituição. Ele ocupará a cadeira de número 21, cujo patrono é o dr. Francisco de Castro; o primeiro ocupante foi o dr. Jayme de Sá Menezes e o último, dr. Nilzo Augusto Mendes Ribeiro.
O especialista enfatiza o orgulho de, agora, fazer parte deste seleto grupo de médicos. “A Academia de Medicina da Bahia é uma instituição formada por luminares da medicina, e tem como objetivo o desenvolvimento e a valorização ética e científica da medicina, servindo como o estímulo a práticas de humanidades e humanismo na relação médico-paciente. Essa foi a primeira vez que pleiteei esse cargo, e tive a felicidade e a honra de ter sido admitido por aclamação de todos os confrades e confreiras”, destaca o dr. Crésio.
O médico baiano ressalta alguns pontos importantes de sua carreira, que acredita terem sido essenciais à eleição. “Minha formação acadêmica e vida familiar, sempre com lisura e ética. Além disso, a minha constante participação associativa, em atividades sociais e de estímulo à formação humanística dos profissionais de saúde, sem dúvida, são fatores importantes da minha trajetória”, analisa.
TRAJETÓRIA – Dr. Crésio é formado, em 1982, pela Faculdade de Medicina da Bahia, da Universidade Federal da Bahia (FAMED/UFBA); tem especialização em Endocrinologia Pediátrica pela University of Miami School of Medicine (UMSM, Estados Unidos), onde foi professor assistente de Pediatria.
O médico é, ainda, Doutor em Medicina pela UFBA, onde é professor associado de Pediatria; e é vice-coordenador e membro permanente do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas do Instituto de Ciências da Saúde da UFBA. Além disso, o dr. Crésio é chefe do Serviço de Endocrinologia Pediátrica do Hospital Universitário Professor Edgard Santos da Faculdade de Medicina da UFBA.
Também merece destaque a atuação do dr. Crésio como editor associado da revista internacional Frontiers in Endocrinology, sendo, ainda, revisor de outros 58 periódicos científicos e consultor ad hoc da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). Na área de educação médica, organizou e implantou o Serviço de Endocrinologia Pediátrica e a Residência Médica em Endocrinologia Pediátrica do HUPES/UFBA. E é autor de três livros: "Cartilha do Diabetes"; "Fluxogramas: Endocrinologia para o Pediatra"; e "Endocrinologia Pediátrica”.
SBP – Na SBP, o especialista tem uma trajetória extensa e fundamental à entidade. Atualmente, é presidente do Departamento de Endocrinologia Pediátrica e editor associado do Jornal de Pediatria (JPed). Já participou ainda do conselho científico do Departamento de Endocrinologia em algumas gestões e, nas duas últimas, atuou como presidente.
“Nesse período, nosso Departamento desenvolveu e participou, como colaborador, de importantes atividades direcionadas à educação de nossos associados, como, por exemplo, em três Congressos Brasileiros de Endocrinologia Pediátrica, três Congressos Brasileiros de Pediatria e dois Congressos Brasileiros de Pediatria on-line. Além disso, destaco a redação de capítulos para a 5ª edição do Tratado de Pediatria e a publicação de aproximadamente 40 documentos científicos. Com certeza, essas contribuições também tiveram peso importante na minha avaliação pela AMB”, ressalta.
Representante da SBP participa de 2º Simpósio sobre Doenças Crôni...
21/11/2024 , 14:53Departamentos Científicos e Grupos de Trabalho da SBP apresentam ...
18/11/2024 , 12:16JPed: acesse agora os artigos do volume 100 - edição 6
18/11/2024 , 12:18SBP realiza webinar sobre hipovitaminose D para atualizar pediatr...
18/11/2024 , 12:15Pediatras celebram recertificação do Brasil como país livre do sa...
18/11/2024 , 12:14Reporte Semanal JPed: confira os novos informativos disponíveis e...
18/11/2024 , 12:12