As reflexões sobre as principais causas de mortalidade de crianças e adolescentes no Brasil foram o tema central da palestra ministrada pela presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dra. Luciana Rodrigues Silva, durante as atividades do I Congresso Integrado de Pediatria do Nordeste (Nordesteped).
“Muitas crianças não têm um pediatra que as acompanhe no crescimento e a maioria delas é atendida em serviços de emergência. É preciso promover e proteger a saúde das crianças em seu contexto familiar e na comunidade em que está inserida. E isso só é possível por meio da puericultura”, destacou.
Em sua aula, dra. Luciana mostrou o índice de mortalidade neonatal no Brasil, que ainda é alto se comparado aos países de primeiro mundo. “É indispensável e fundamental que exista toda segurança necessária em cada nascimento. Isto inclui a presença do pediatra para assistir o recém-nascido, assim como de todos os outros membros da equipe, incluindo o obstetra e a enfermeira. Só assim é possível garantir o bom atendimento para a mãe e o recém-nascido”, disse.
Outro ponto destacado pela presidente da SBP foram os altos índices de mortes por armas de fogo no Brasil, com base no levantamento feito recentemente pela instituição, que mostra que no Brasil uma criança ou adolescente morre, a cada 60 minutos, em decorrência de ferimentos por arma de fogo.
“Esse é um problema multifatorial. O acesso às armas de fogo é um tema que deve ser discutido com profundidade por nossos governantes por conta de suas implicações éticas, morais e sociais”, explicou.
Durante sua exposição, dra. Luciana abordou ainda a importância da Residência de 3 anos e os benefícios que ela trouxe à formação da nova geração de pediatras. “A SBP tem contribuído de forma efetiva para a formação de jovens médicos, com inúmeros documentos científicos e as aulas sobre os mais diversos temas”, destacou.
ATIVIDADES – A programação do Nordesteped, que segue até sexta-feira (3), trará ainda mesas-redondas sobre infecções por zika vírus; autismo, reposição de vitaminas, tabagismo e drogas na infância e adolescência, calendário vacinal, entre outros. O Congresso é realizado pela SBP em parceria com todas as filiadas da Região Nordeste em Petrolina (PE) e Juazeiro (BA).
PED CAST SBP | "Puericultura: entenda os marcos do desenvolviment...
25/11/2024 , 10:33E-book relembra os 40 anos do Departamento de Saúde Escolar da SB...
25/11/2024 , 09:10Volume 14, número 3, da revista RP já está disponível para leitur...
25/11/2024 , 09:07Manual de seguimento do Recém-nascido de alto risco - 2ª edição
25/11/2024 , 08:34Representante da SBP participa de 2º Simpósio sobre Doenças Crôni...
21/11/2024 , 14:53Departamentos Científicos e Grupos de Trabalho da SBP apresentam ...
18/11/2024 , 12:16