E-book revela dez passos para o pediatra colaborar com o aleitamento materno

Em mais uma ação do Agosto Dourado, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) acaba de lançar o e-book “Dez passos para o pediatra fazer a diferença no aleitamento materno”. O principal objetivo da iniciativa do Departamento Científico de Aleitamento Materno da SBP é destacar atitudes que façam o pediatra colaborar com a promoção, a proteção e o apoio ao aleitamento materno. 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O E-BOOK 

De forma concisa, os dez passos pedem que o pediatra reconheça na amamentação a melhor forma de alimentação da criança pequena; tenha uma visão ampliada da amamentação; pratique o aconselhamento em todas as consultas envolvendo a amamentação; respeite e apoie as opções das mulheres; acolha e conforte as mulheres que, por alguma razão, não amamentaram ou amamentaram menos do que o recomendado; e mantenha-se sempre atualizado, adotando práticas baseadas nas melhores evidências científicas disponíveis. 

Além disso, o documento recomenda que o pediatra mantenha o conhecimento e as habilidades clínicas necessárias para apoiar as mulheres nas dificuldades relacionadas à amamentação; adote boas práticas hospitalares em amamentação; conheça e cumpra a lei nº 11.265/NBCAL (proteção legal do AM) e outras legislações de proteção da amamentação; e acredite que amamentação é um processo que precisa ser compartilhado, valorizando a rede de apoio da mulher. 

Na edição do Agosto Dourado deste ano, a SBP se propôs a chamar atenção para o compromisso dos pediatras em valorizar o leite materno e seus benefícios para mãe e bebê, em uma das fases mais importantes para o desenvolvimento integral da criança. Para a entidade, dar assistência à criança e à família, antes mesmo do nascimento do bebê e a partir do pré-natal, é um dos motivos que faz a pediatria ser essencial na Atenção Primária à Saúde.