Em Alagoas, especialistas conduzem reflexão sobre os primeiros 1000 dias da criança

Alagoas sediou a quarta edição do Curso de Imersão 1000 Dias, promovido pela Sociedade Alagoana de Pediatria (SAPAL). A presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dra. Luciana Silva, ministrou aula sobre as reflexões que envolvem os pediatras e os primeiros 1000 dias da criança. “Falei sobre o papel de educador assumido pelos pediatras no estabelecimento de hábitos saudáveis de nutrição, de atividade física e de desenvolvimento cognitivo e emocional, além de fortalecimento dos vínculos familiares”, comenta.

O encontro permitiu discutir com profundidade o tema da primeira infância, focado nos primeiros 1000 dias e sob as variáveis nutricional, econômica e da sociedade, e trouxe palestras de especialistas no tema e teve como público-alvo pediatras e gestores públicos estaduais que atuam no Projeto da Primeira Infância de Alagoas.

Ainda pela SBP, a presidente do Departamento Científico de Pediatria do Desenvolvimento e Comportamento, dra. Liubiana Arantes, abordou os impactos neurológicos quando os estímulos não são ao adequados para os bebês e as crianças. Já a ex-presidente da SAPAL, dra. Genilda Sampaio, abordou também os principais motivos de se investir na primeira infância.

Também palestraram a primeira-dama do Estado de Alagoas, Renata Calheiros, coordenadora intersetorial do Programa, que apresentou as diretrizes da política pública implantada no Estado sobre o tema; e a presidente do Centro de Recuperação e Educação Nutricional (CREN), Telma Toledo, que traçou o perfil nutricional das crianças alagoanas.

Completaram o time de expositores a pediatra Ana Escobar, integrante do programa Bem-Estar (Rede Globo), que falou sobre o uso das redes sociais para dar orientação aos pais sobre a primeira infância; e o dr. Johan Poker Jr., da Universidade de Campinas (Unicamp), que abordou os “Custos ocultos e nutrieconomia”.

O evento, realizado no último fim de semana, aconteceu pela primeira vez fora de São Paulo. A escolha por Alagoas foi feita devido à repercussão do Programa da Primeira Infância, implantado em seis municípios do Estado para promover o desenvolvimento integral das crianças nos primeiros anos de vida. (Com informações do site Primeira Edição)