Por Conceição de Matos Segre*
Os drs. Larry Burd e Svetlana Popova publicaram, em 19 de outubro de 2019, na revista International Journal of Environmental Research and Public Health (16(20). pii: E3978), um artigo excepcional intitulado “Fetal alcohol spectrum disorder: a systematic review of the cost of and savings from prevention in the United States and Canadá”, cuja leitura recomendamos a todos os pediatras e obstetras. Seu primeiro parágrafo diz o seguinte, em tradução livre:
“Os distúrbios causados pelos efeitos do álcool no feto (DEAF - FASD na sigla em inglês) permanecem como um enigma. A prevalência é alta, mas as taxas de diagnóstico são baixas, representando como consequência um grave problema clínico e de saúde pública. Apesar disso, recebem pouca atenção dos clínicos. Os DEAF têm maior prevalência que o autismo e os cuidados relativos aos indivíduos acometidos são mais dispendiosos. Contudo, esses serviços recebem apenas uma fração do que é alocado para o autismo. Os DEAF são potencialmente preveníveis, mas os recursos destinados à prevenção são mínimos. Os DEAF impõem um enorme peso à saúde mental, ao bem-estar infantil, e aos sistemas correcionais. No entanto, investimentos equivalentes destinados à pesquisa ou à prática clínica acham-se em falta. Essa tem sido a situação relativa aos DEAF por décadas".
A SBP concorda inteiramente com esse texto. Senão vejamos, aqui entre nós, não é diferente, ou até pior, pois os serviços de saúde, pediatras, obstetras, enfim, as equipes de saúde em geral sequer estão preocupadas com esse grave problema de saúde pública, que envolve as famílias, as escolas e a sociedade em geral. Não conhecemos a prevalência do problema! É como se não existisse. Mas existe sim e é bastante grave! Fica aqui nosso alerta.
*Coordenadora da Campanha Gravidez sem Álcool da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).
PEDCAST SBP: "ingestão de corpos estranhos"
23/12/2024 , 14:15Nova live traz atualizações sobre o neurofibromatose tipo 1
23/12/2024 , 09:26Novos fenótipos da Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) é tem...
23/12/2024 , 09:21Especialista da SBP é nomeado para Grupo Consultivo Estratégico s...
23/12/2024 , 09:19SBP cria Grupo de Trabalho para aprofundar estudos sobre a relaçã...
23/12/2024 , 09:13SBP lança atualização do Calendário de Vacinação da Criança e do ...
20/12/2024 , 11:06