A Associação Médica Brasileira (AMB) reuniu dirigentes de todas as suas federadas estaduais e representantes de sociedades de especialidades filiadas para um encontro com parlamentares federais da bancada médica. O evento foi realizado na manhã desta quarta-feira (31) na Câmara dos Deputados, em Brasília, e recebeu cerca de 150 pessoas.
Organizado pelo Núcleo de Atuação Parlamentar (NAP) da entidade, o encontro suprapartidário mobilizou diversos parlamentares, entre eles as deputadas federais Adriana Ventura (Novo/SP), Flávia Morais (PDT/MG) e Rosângela Moro (União/SP); e os deputados federais Eduardo Velloso (União/AC), Geraldo Resende (PSB/MS), Luiz Ovando (PP/MS), Pedro Westphalen (PP/RS), e Zacharias Calil (União/GO).
O 1º vice-presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dr. Edson Liberal, participou do encontro e afirmou que a entidade pretende ocupar o espaço de diálogo aberto com o Parlamento. “Nós, médicos, precisamos assessorar os parlamentares, esclarecendo questões que, muitas vezes, estão fora da sua rotina”, comentou.
“Estamos dispostos a levar aos deputados e senadores as evidências científicas que fortaleçam a assistência à saúde no Brasil, especialmente aquelas voltadas às nossas crianças e adolescentes. A primeira infância e desenvolvimento infantil precisam do olhar atento do nosso Parlamento”, disse.
O presidente da AMB, dr. César Eduardo Fernandes, também defendeu o diálogo aberto com o poder legislativo. Segundo ele, a entidade atua para aproximar o médico dos parlamentares e contribuir com a discussão de temas da pauta da saúde e da medicina no Congresso Nacional.
“Sabemos o quanto o trabalho dos parlamentares é importante. Por isso, queremos estar cada vez mais próximos, para que a atividade médica no Brasil seja bem cuidada, que profissionais qualificados estejam nos quatro cantos do País e, consequentemente, os brasileiros tenham acesso à saúde de qualidade”, afirmou.
EM DEFESA DA MEDICINA – O evento da AMB foi prestigiado por integrantes do Conselho Federal de Medicina (CFM), Ministério da Saúde e da Comissão Nacional de Residência Médica, assim como parlamentares de diversas siglas. Em seus pronunciamentos, integrantes de diversas frentes parlamentares com foco na saúde e na medicina, sinalizaram apoio à pauta médica no Legislativo, suas iniciativas para o fortalecimento da profissão e defenderam políticas públicas que garantam melhor formação ao médico brasileiro.
Após o encontro no Congresso Nacional, a AMB recebeu representantes das federadas estaduais e das sociedades de especialidade na sede da Associação Médica de Brasília (AMBr) para discutir os resultados dos trabalhos realizados pela gestão atual. Durante a reunião foram apresentadas as ações desenvolvidas pela AMB nos últimos 30 meses, assim como projetos futuros.
O dr. César Eduardo Fernandes ressaltou que a diretoria atual alcançou avanços significativos para que a associação atue de forma assertiva em diversas frentes com associados, federadas, sociedades de especialidade e demais entidades médicas em nível nacional e internacional, ao mesmo tempo em que pontuou que ainda há muito trabalho a ser feito.
Representante da SBP participa de 2º Simpósio sobre Doenças Crôni...
21/11/2024 , 14:53Departamentos Científicos e Grupos de Trabalho da SBP apresentam ...
18/11/2024 , 12:16JPed: acesse agora os artigos do volume 100 - edição 6
18/11/2024 , 12:18SBP realiza webinar sobre hipovitaminose D para atualizar pediatr...
18/11/2024 , 12:15Pediatras celebram recertificação do Brasil como país livre do sa...
18/11/2024 , 12:14Reporte Semanal JPed: confira os novos informativos disponíveis e...
18/11/2024 , 12:12