Em Curitiba, 1º vice-presidente da SBP participa de conferência sobre doenças raras

Na próxima sexta-feira (3), o 1º vice-presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dr. Clóvis Constantino, representará a instituição no “XVII Congresso Paranaense de Pediatria”, que ocorrerá em Curitiba (PR). O evento, um dos principais do calendário científico anual da Sociedade Paranaense de Pediatria (SPP), será realizado na Associação Médica do Paraná, em Curitiba (PR). Nesta edição, terá como novidades a realização da "XIX Jornada Paranaense Integrada de Alergia e Imunologia, Dermatologia e Pneumologia em Pediatria" e o "I Encontro das Ligas Paranaenses de Pediatria".

O Fórum sobre Doenças Raras, um dos pontos altos do Congresso, será aberto pelo dr. Clóvis Constantino, que também presidirá a conferência “O dilema da judicialização médica no Brasil”, que contará com palestra da ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). Também participarão dos debates desembargadores, médicos, advogados e demais autoridades na área, discutindo temas como “Judicialização na Saúde: como o tratamento mudou a vida de um paciente com doença rara” e “Judicialização do acesso ao tratamento”.

CLIQUE AQUI, CONFIRA A PROGRAMAÇÃO NA ÍNTEGRA.

Segundo a dra. Kerstin Abbage, presidente do Congresso e também da SPP, o evento terá os “Desafios do pediatra na Era Digital” como tema central. “Na ocasião, serão realizados quatro cursos pré-congresso e módulos que contemplam todas as especialidades pediátricas. A participação dos pediatras é de extrema importância para a atualização e acompanhamento das novidades terapêuticas, bem como do impacto das novas tecnologias na vida das crianças e adolescentes”, explica.

Entre os temas que serão apresentados no evento estão ainda alergia, hemato e radiologia, bioética e cuidados paliativos, gastropediatria, autoagressão ao suicídio, disforia de gênero, nutrição parenteral, medicina do esporte e ética. Também haverá espaço para debates nas áreas de defesa profissional, infectopediatria, nutrologia, oftalmologia, endocrinopediatria, vacinas, antibióticos, rinite alérgica, dermatite atópica, asma, imagens em pneumologia, entre outros.

No último dia de Congresso, ocorrerá também o tradicional "Pediatra na Praça", no Parque Barigui, bairro Bigorrilho, com a participação voluntária de pediatras e de acadêmicos das Ligas de Pediatria. O principal objetivo será promover a saúde na infância e na adolescência, de forma lúdica e divertida. O "Pediatra na Praça" terá sete estações: estação do Dente, do Bullying, da Brincadeira, da Alimentação, da Vacina, do Coração e do Pulmão e também estação da Pele.