Com a participação voluntária de pediatras e acadêmicos das ligas de Pediatria do Paraná, ocorreu no último sábado (4) no Parque Barigui, em Curitiba (PR), o “Pediatria na Praça”. O tradicional evento encerrou o 17º Congresso Paranaense de Pediatria, realizado pela Sociedade Paranaense de Pediatria (SPP), e teve como objetivo promover a saúde na infância e na adolescência de forma lúdica e divertida.
Durante toda a tarde, foram realizadas brincadeiras com as crianças, distribuição de folders sobre a importância dos cuidados com a saúde e demais dicas pediátricas. Além disso, os pais foram orientados a levar a carteirinha de vacinação do seu filho.
Segundo a dra. Kerstin Taniguchi Abagge, presidente da SPP e do Congresso, a ação teve como objetivo divulgar informações à população. “Em uma conversa informal e de forma amiga, fora do ambiente hospitalar e do consultório, quisemos levar informações da pediatria para a comunidade”, explica.
Entre as principais dúvidas apresentadas pelos pais, de acordo com a pediatra, estavam aspectos relacionados à vacinação, cuidados com a pele, alimentação, e dicas sobre educação dos filhos. O "Pediatria na Praça" foi dividido nas seguintes estações: Estação do Dente, Pulmão e Coração, Vacina, Bullying, Pele, Alimentação e Brincadeira.
CONGRESSO – O 17º Congresso ocorreu entre os dias 2 e 4 de agosto e teve como tema central “Os Desafios da Pediatria na Era Digital”. Durantes os três dias de evento foram discutidos assuntos como alergia, hemato e radiologia, bioética e cuidados paliativos, gastropediatria, autoagressão ao suicídio, disforia de gênero, nutrição parenteral, medicina do esporte e ética.
Houve também espaço para debates nas áreas de defesa profissional, infectopediatria, nutrologia, oftalmologia, endocrinopediatria, vacinas, antibióticos, rinite alérgica, dermatite atópica, asma, imagens em pneumologia, entre outros. Foram realizados também quatro cursos pré-congresso e módulos que contemplaram todas as especialidades pediátricas.
Além disso, ocorreu ainda o Fórum sobre Doenças Raras, que teve como convidado o juiz Sérgio Moro; o 1º vice-presidente da SBP, dr. Clóvis Constantino; desembargadores, médicos, advogados e demais autoridades na área. Entre os temas em debate no Fórum estavam “O Dilema da Judicialização Médica”, "Judicialização na Saúde: como o tratamento mudou a vida de um paciente com doença rara”, “Judicialização do acesso ao tratamento”.
*Com informações da Assessoria de Imprensa da SPP
PED CAST SBP | "Neuroblastoma"
11/11/2024 , 16:20Pediatras promovem live sobre vacinação no adolescente
07/11/2024 , 13:21GT Pediatria Internacional dos Países de Língua Portuguesa realiz...
06/11/2024 , 16:17PRN-SBP capacita mais de 350 profissionais de saúde de Alagoas e ...
06/11/2024 , 16:16PED CAST SBP: "Os cuidados com o bebê prematuro"
04/11/2024 , 18:41SBP lança Diretriz para avaliação e tratamento de dores comuns em...
04/11/2024 , 17:19