Em Fórum, no CFM, foram destacados os avanços coordenados pela atual gestão da SBP

“A defesa dos interesses dos pediatras e das crianças e dos adolescentes deve prosseguir, independentemente de quaisquer mudanças no País”, ressaltou dr Sidnei Ferreira, secretário-geral da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e 2º secretário do Conselho Federal de Medicina (CFM), na abertura do IV Fórum de Pediatria, realizado nesta sexta-feira (5), em Brasília (DF).

Na abertura do encontro, ele enalteceu o trabalho da Câmara Técnica de Pediatria do CFM, responsável pela sua organização, e agradeceu a presença de especialistas de todo o País, que aceitaram o convite de estar em Brasília para participar do debate sobre o tema que afeta a rotina de trabalho de postos de saúde e hospitais. “Tenho certeza que faremos discussões relevantes sobre a violência contra os pediatras, incongruências de gênero na infância e na adolescência e prevenção ao suicídio” afirmou.

GESTÃO - Também presente na mesa de abertura, o 1º vice-presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dr Clóvis Constantino, fez um resumo das principais realizações da entidade nesta gestão da entidade. Dentre os pontos que chamam a atenção, constam a maior interação com as filiadas da SBP; a boa sinergia com os pediatras que atuam na ponta; o aumento na produção de documentos técnicos e científicos; e a realização de inúmeros eventos, que têm contribuído para o aperfeiçoamento dos especialistas.

Dr Clóvis Constantino exaltou a produção de quase 100 documentos científicos, alguns deles que conquistaram o interesse da população em geral, como o guia da Saúde das Crianças e dos Adolescentes na Era Digital. Outro aspecto que salientou foi que vários desses textos foram resultados de consensos acerca de temas de interesse da medicina produzidos por especialistas da SBP e de sociedades de outras especialidades médicas, o que reforça a qualidade e abrangência técnica e científicas dessas contribuições.

“Com 23 mil associados, somos a maior sociedade médica brasileira e a segunda do mundo. Temos trabalhado para fazer jus à confiança depositada pelos pediatras brasileiros”, destacou. Além dos pontos enumerados, dr Sidnei Ferreira apontou a parceria com entidades, como o próprio CFM, a inserção da SBP no debate político e a aposta em ações de comunicação que tem dado visibilidade à instituição e suas reinvindicações.

O IV Fórum de Pediatria do Conselho Federal de Medicina (CFM) pode ser acompanhado ao vivo no site do CFM – www.eventos.cfm.org.br. O objetivo é proporcionar um espaço de debate e de reflexão sobre os diferentes problemas relacionados aos abusos praticados contra profissionais em ambiente de trabalho.

BELO HORIZONTE - Aspectos relacionados à violência serão abordados em eventos organizados pela SBP, em parceria com a Sociedade Mineira de Pediatria (SMP), em Belo Horizonte (MG). No dia 30 de outubro, o 1º Fórum SBP sobre Violência na Infância e Adolescência. Na oportunidade, serão discutidas estratégias para identificar vítimas de agressões e prever potenciais situações de vulnerabilidade.

Esse Fórum tem público-alvo formado por professores, pedagogos, juristas, assistentes sociais, conselheiros tutelares, além de profissionais de diferentes áreas da saúde, como enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, entre outros. Essa abrangência tem como intenção reforçar a importância da atuação de cada um dos profissionais dentro da rede de assistência e proteção integral às crianças e aos adolescentes.

CLIQUE AQUI PARA REALIZAR SUA INSCRIÇÃO NO FÓRUM

Nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, ocorrerá no mesmo local o 1º Simpósio Pediátrico de Promoção da Saúde e Segurança, com o objetivo de promover a capacitação dos especialistas da região em temas relacionados à prevenção de acidentes e às situações de rotina verificadas em consultórios e escolas, além de questões sobre promoção da saúde de forma ampla.

CLIQUE AQUI PARA REALIZAR SUA INSCRIÇÃO NO SIMPÓSIO

Em ambos os eventos, os associados adimplentes da SBP possuem desconto na inscrição do evento. Para conhecer os palestrantes, outros detalhes da programação científica e garantir uma vaga, acesse os sites dos eventos.

LACUNA - De acordo com o presidente do Fórum e do Departamento Científico (DC) de Segurança da SBP, dr. Mário Hirschheimer, o evento suprirá uma lacuna da formação médica, visto que o tema da violência ainda é bastante negligenciado. “De modo geral, os pediatras estão muito bem preparados para falar sobre pneumonia, asma e febre, por exemplo, mas as causas externas (acidentes e violência), responsáveis pelos maiores índices de mortalidade a partir dos cinco anos de idade, são deixadas em segundo plano”, afirma ele.

Na avaliação da presidente do DC de Adolescência, dra. Alda Elizabeth, o Fórum representa uma iniciativa da atual gestão da SBP de estabelecer estratégias contundentes e bem documentadas de apoio à atuação do pediatra. “Muitos especialistas ainda não identificam que por detrás de uma queixa principal pode haver uma queixa velada a respeito de uma situação de conflito em casa. Às vezes, as crianças e adolescentes não falam porque os agressores são os próprios pais. A SBP quer capacitar cada vez mais os médicos para essa assistência”, afirma.