Em julho, Aracaju (SE) recebe o 1º Congresso Sergipano de Especialidades Pediátricas

Entre os dias 26 e 28 de julho, a cidade de Aracaju (SE) sediará o 1º Congresso Sergipano de Especialidades Pediátricas. Organizado pela Sociedade Sergipana de Pediatria (Sosepe), com apoio da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o evento tem o intuito de ampliar o conhecimento científico dos especialistas locais com ênfase na prática médica diária e oferecendo novas abordagens para os assuntos mais relevantes de diferentes áreas de atuação.

De acordo com a presidente da Sosepe, dra. Glória Tereza Lopes, a realização do Congresso atende a uma antiga demanda dos pediatras sergipanos. “Grande parte dos eventos científicos está concentrada no eixo Sul-Sudeste. Diante das dificuldades impostas pela distância e locomoção, decidimos promover o nosso primeiro congresso estadual. A iniciativa inclusive acontece em um momento significativo para nós, visto que, em 26 de julho, a Sosepe completa 44 anos de existência”, explicou ela.

PARA MAIS INFORMAÇÕES ACESSE AQUI

A programação científica contará com a presença de gabaritados especialistas locais e vindos de diferentes estados do Brasil. Serão discutidos temas como “Vírus emergentes em infecções respiratórias”, “Antibióticos: padrões de resistência na clínica diária”, “Seguimento do prematuro no consultório”, “Dificuldades e transtornos alimentares”, “Dermatozoonoses”, “Quando suspeitar de câncer na infância? ”, “Anemia falciforme – abordagem das situações de emergências”, entre outros.

Segundo dra. Glória Tereza, toda a grade foi especialmente elaborada para ampliar a qualidade da assistência que os profissionais oferecem para crianças, adolescentes e suas famílias, proporcionando aos participantes conhecimentos técnicos e abrangentes. “A presença dos colegas pediatras e a troca de conhecimentos será ao mesmo tempo uma oportunidade ímpar e uma imensa satisfação. Com o auxílio de parceiros, como a SBP e as Ligas de Pediatria das universidades locais, o 1º Congresso de Especialidades Pediátricas será um marco para o fortalecimento da pediatria no nosso estado”, enfatiza.

CURSOS PRÉ-CONGRESSO – No dia 26, o evento oferece ainda uma série de cursos pré-congresso, que apresentarão variados assuntos. Em “Manejo de emergências pediátricas”, ocorrerão explanações sobre sepse, traumatismo cranioencefálico, convulsões e anafilaxia. A aula “Temas de consultório” abordará tópicos como distúrbios do sono, deformidades angulares, transtorno do desenvolvimento e traumas odontológicos em ambiente recreativo. A “Imunologia” também estará em pauta, com ênfase no diagnóstico da sibilância na infância, urticária, alergia alimentar e imunodeficiências primárias.

Outros destaques serão os cursos sobre “Suporte Básico de Vida” – com vagas já esgotadas – e “Nutrição infantil”, que debaterá a alimentação do pré-escolar e escolar, o uso de vitamina D e ferro, a dieta complementar e BLW, além da utilização de leite, composto lácteo ou fórmula infantil.

RESUMOS CIENTÍFICOS – Os autores que desejam submeter seus resumos para apresentação em formato de pôster, durante o Congresso, têm até o dia 20 de junho para encaminhar os textos, de acordo com o formato estipulado pela comissão organizadora do evento. Os cinco melhores trabalhos serão apresentados em forma oral. Ao todo, segundo a organização, cerca de 400 participantes são aguardados nos três dias de evento. Os especialistas interessados em participar têm até o dia 20 de julho para realizar sua inscrição com valor diferenciado.

PARA EFETUAR SUA INSCRIÇÃO E GARANTIR A VAGA, CLIQUE AQUI.