Sucesso de público, com mais de 17,6 mil visualizações, a live “Amamentação e Imunização” realizada pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) como uma das ações do lançamento da campanha “Informar, amamentar e imunizar”, que conta ainda com o apoio institucional do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm). O bate-papo foi conduzido pela atriz Gisele Itié e teve como convidada a presidente da SBP, dra. Luciana Rodrigues Silva.
A pediatra esclareceu dúvidas recorrentes de pais e responsáveis sobre amamentação e calendário vacinal em tempos de pandemia, reforçando a importância dessa estratégia conjunta para a construção das defesas do corpo humano, sobretudo nos primeiros anos de vida.
ASSISTA AQUI A ÍNTEGRA DA LIVE.
“A amamentação e as imunizações são pilares fortes para o pediatra. A amamentação é a base da vida, trazendo uma série de benefícios tanto para a criança quanto para a mãe que amamenta, bem como para toda a sociedade e o futuro das comunidades. O leite materno protege o bebê, pois através dele são passados anticorpos que protegem a criança contra as infecções; nutre, de maneira adequada, os bebês; ajuda na formação do vínculo entre a mãe e a criança com o desenvolvimento emocional e cognitivo; além de proteger as mães contra a depressão pós-parto, a obesidade e o câncer de mama”, explicou dra. Luciana.
A especialista também reforçou que o aleitamento materno deve ser feito no mínimo, por seis meses, até dois anos ou mais. Deve ainda ser evitado o desmame precoce e que a gestante, durante o pré-natal, que se faça uma consulta com pediatra antes do nascimento da criança a fim de esclarecer as dúvidas sobre a amamentação, tais como a técnica e os respectivos cuidados. “O pediatra é o profissional adequado para orientar sobre as questões da amamentação, das vacinas e da saúde infantil”, destacou.
Dra. Luciana falou ainda sobre o movimento “mamaço” e explicou a importância e a origem como resistência de que amamentar em público é apoiado e respeitado. A especialista também contou um pouco da história da instituição e reforçou as ações que o atual grupo gestor vem realizando desde 2016, quando assumiu a diretoria da SBP, para a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) e o Agosto Dourado, mês da amamentação no Brasil.
VACINAS – Dra. Luciana reforçou que as vacinas diminuíram a transmissão de doenças e a mortalidade, tais com o sarampo, pneumonia, meningites, entre outras. “Esse foi um dos principais avanços na medicina”, salientou.
Ela falou ainda sobre a diminuição da imunização durante a pandemia da Covid-19 e frisou que a vacinação não deve ser suspensa. “É preciso ir a um lugar seguro, postos de saúde ou clínicas, e aplicar as vacinas a fim de proteger as crianças durante a pandemia, sempre observando os cuidados necessários de higiene e de distanciamento social”, elucidou.
Durante a transmissão, dra. Luciana esclareceu as dúvidas das mães que acompanharam a live, respondendo aos questionamentos feitos pelos participantes. Um delas é se a SBP tem alguma ligação com a indústria de fórmulas. “A SBP tem como uma de suas missões a transmissão do conhecimento e da atualização. Temos feito isso de maneira sistemática para os pediatras de todos os recantos do Brasil, com a realização de cursos EAD, lives, documentos científicos, cumprindo assim a nossa meta de atualizar a todos os pediatras brasileiros”, finalizou.
Representante da SBP participa de 2º Simpósio sobre Doenças Crôni...
21/11/2024 , 14:53Departamentos Científicos e Grupos de Trabalho da SBP apresentam ...
18/11/2024 , 12:16JPed: acesse agora os artigos do volume 100 - edição 6
18/11/2024 , 12:18SBP realiza webinar sobre hipovitaminose D para atualizar pediatr...
18/11/2024 , 12:15Pediatras celebram recertificação do Brasil como país livre do sa...
18/11/2024 , 12:14Reporte Semanal JPed: confira os novos informativos disponíveis e...
18/11/2024 , 12:12