Reflexões sobre a pandemia do novo coronavírus (COVID-19) e o estresse causado aos profissionais de saúde foram debatidas na última terça-feira (13), na live “Um sinal de alerta: hora de cuidar de si”, promovida pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) em parceria com a Danone Nutricia. O evento, transmitido ao vivo pelas redes sociais da SBP, contou com a participação da dra. Luciana Rodrigues Silva e do dr. Clóvis Constantino, presidente e 1º vice-presidente da instituição, respectivamente; dr. Fábio Guerra, diretor de Defesa Profissional da SBP; e Rafael Zenorini, CEO da Refinaria de Dados.
ACESSE AQUI A ÍNTEGRA DA LIVE
“Estamos aqui para fazer algumas reflexões sobre este momento tão difícil que estamos atravessando. Temos atuado junto aos 25 mil sócios da nossa instituição bem como dos residentes de pediatrias e muitos outros pediatras a fim de atualizar a todos sobre o tratamento das crianças, dos adolescentes e suas famílias para o enfrentamento da luta contra o coronavírus”, disse a presidente da SBP, dra. Luciana.
ESTRESSE – Rafael Zenorini explicou que o cenário da pandemia da doença por COVID-19 está mudando rapidamente, com novos pontos focais de infecções concentradas por coronavírus emergindo no mundo e gerando estresse nos profissionais de saúde que estão na linha de frente ao combate da pandemia.
“Quase todos os dias, novos estudos e análises são publicados com intuito de compreender o impacto desses cenários nos profissionais de saúde, que atendem às demandas sem precedentes de cuidar de pacientes com COVID-19”, frisou.
1º vice-presidente da SBP, dr. Clóvis Constantino, ressaltou as modificações das evidências científicas sobre o novo coronavírus em um curto espaço de tempo. “Essa rápida evolução do vírus mudou completamente o cenário de trabalho dos médicos e todos os demais profissionais de saúde. Nas últimas semanas, as cargas de conceitos sobre a própria doença mudaram muito no que tange os cuidados com os profissionais de saúde. E após vencermos essa pandemia, é extremamente importante que esses cuidados continuem”, afirmou.
Para dr. Fábio Guerra, diretor de Defesa Profissional da SBP, a questão da saúde mental dos pediatras é uma constante preocupação, uma vez que, cada vez mais, há a piora nas condições de trabalho, tais como pressão, baixa remuneração e violência física e emocional.
“E agora estamos lutando contra o desconhecido, que é a nossa maior batalha nesse momento. Apesar de a COVID-19 não ter acometido muitas crianças e adolescentes, temos poucas informações a respeito da doença nesta faixa etária”, salientou.
RECOMENDAÇÃO – Os especialistas recomendaram aos participantes da live a leitura da Nota de Alerta “Promoção da Saúde Mental em tempos de COVID-19: apoio aos pediatras”, elaborada pelo Grupo de Trabalho de Saúde Mental da SBP, que visa apoiar os pediatras na promoção e conservação de sua saúde mental, de suas famílias e dos diferentes grupos sociais aos quais prestam assistência.
Confira todas as orientações da SBP a respeito da COVID-19 em https://www.sbp.com.br/especiais/covid-19/
PEDCAST SBP: "Introdução de alimentos para os bebês: quando começ...
21/01/2025 , 15:59Termina dia 31 de janeiro o prazo de submissão de trabalhos cient...
13/01/2025 , 11:50PEDCAST SBP: "Coqueluche"
14/01/2025 , 11:13Nota de pesar | Sr. Djalma Rodrigues
08/01/2025 , 08:12PEDCAST SBP: "Viagens com crianças: cuidados necessários"
08/01/2025 , 08:05GT Pediatria Internacional dos Países de Língua Portuguesa realiz...
21/01/2025 , 16:03