Em Natal, pediatras promovem campanha de conscientização sobre o sarampo

Para levar informações científicas confiáveis aos pais e responsáveis a respeito da imunização contra o sarampo e estimular a vacinação da população pediátrica, a Liga Acadêmica de Pediatria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com apoio da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Norte (Sopern), promoveu a Campanha de Conscientização sobre o Sarampo – Sarampanha. A atividade, realizada no Shopping Midwaymall, em Natal (RN), aconteceu no último sábado (27).

Ao todo, cerca de 50 crianças, acompanhadas de seus pais ou responsáveis, participaram da Sarampanha. De acordo com o dr. Leonardo Moura, presidente docente da Liga de Pediatria e coordenador da iniciativa, a iniciativa teve o intuito de alertar a sociedade sobre a importância de manter atualizada a caderneta de vacinação das crianças, sobretudo num período em que o País sofre com a ameaça do ressurgimento de doenças já erradicadas.

“Recentemente, diversos casos de sarampo têm sido reportados. Esse era um problema já superado no Brasil, mas devido à baixa cobertura vacinal corremos o risco de que a geração atual sofra com os graves efeitos dessa doença, que pode inclusive levar a óbito”, declarou.

Durante a ação, os pediatras esclareceram dúvidas do público sobre diagnóstico e tratamento do sarampo, além de enfatizarem a segurança das vacinas disponíveis no País. As crianças que compareceram ao local também puderam participar das atividades, simulando a prática da vacinação em bonecos de pelúcia, no “Hospital do Ursinho”. Além disso, aquelas que ainda não haviam sido imunizadas foram vacinadas pelos pediatras.

“A ideia de estabelecer um diálogo sobre vacinação entre as crianças e os ursinhos teve como intenção naturalizar o tema e diminuir o medo que muitas ainda demonstram na hora da aplicação das imunizações. O resultado é que há mais aderência e o processo como um todo se torna mais fácil”, diz o dr. Leonardo Moura.