Em nova live, pediatras destacam os efeitos da obesidade sobre a saúde das crianças

Os impactos da obesidade e do sobrepeso podem começar logo na infância. Esse foi o alerta dos especialistas que participaram da live “Prevenção e condutas pediátricas na obesidade infantil”, promovida pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). No evento, os pediatras reforçaram a importância da prevenção, o envolvimento da família no tratamento e o acompanhamento médico para uma melhor qualidade de vida na infância e na fase adulta. A transmissão já está disponível para acesso dos associados.

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR NA ÍNTEGRA

A programação contou com as palestras “Diagnóstico, epidemiologia, morbidade e tratamento da obesidade em crianças e adolescentes”, conduzida pelo presidente do Departamento Científico de Endocrinologia da SBP, dr. Crésio de Aragão Dantas Alves; e “Obesidade na infância: consequências ao longo da vida e avanços terapêuticos” ministrada pelo dr. Lício Veloso, professor titular do Departamento de Clínica Médica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Na oportunidade, o dr. Crésio pontuou os efeitos da pandemia no aumento e agravamento da obesidade em crianças e adolescentes. Ele destacou que o distanciamento social e o confinamento estimularam hábitos pouco saudáveis, como maior tempo de exposição às telas de smartphonestablet, computador e televisão; consumo de alimentos ultraprocessados e açucarados; aumento do estresse; sedentarismo; e baixa exposição à luz solar.

“Nós pediatras, ao avaliarmos uma criança saudável, temos que atuar com muita intensidade na prevenção, orientando sobre tempo de tela, educando sobre alimentação saudável e orientando sobre sedentarismo. Se não fizermos nada, essa criança desenvolverá uma obesidade leve e com isso, se sentirá cansada para praticar atividades físicas e ela passará para uma obesidade moderada”, explicou, destacando o avanço progressivo da doença.