Em primeiro turno, SBP é eleita para Conselho Deliberativo da AMB

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) acaba de ser eleita, em primeiro turno, para o Conselho Deliberativo da Associação Médica Brasileira (AMB), durante o triênio 2024-2026. A entidade, que representa cerca de 25 mil pediatras associados, foi eleita com 36 votos, ocupando a sétima colocação no pleito. A disputa, que ocorreu entre os dias 26 e 29 de fevereiro, por meio de plataforma eletrônica, contou com a participação de 53 das 54 sociedades de especialidade que compõem o Conselho Científico da AMB.

Conforme descrito no Estatuto Social da AMB, o Conselho Deliberativo tem o objetivo de estabelecer e fomentar a interação entre as federadas da entidade e as sociedades de especialidades, bem como deliberar a respeito de diferentes assuntos do órgão, quando convocado pela diretoria.

“Após a apuração final, ficamos bastante felizes em verificar a eleição da centenária SBP, com um número expressivo de votos. Ficamos honrados em ser uma das sociedades mais escrutinadas por seus pares”, declarou o presidente da SBP, dr. Clóvis Francisco Constantino.

Segundo o especialista é de suma importância permanecer entre os membros efetivos de uma instância tão elevada da AMB, como o Conselho Deliberativo, que garante direito a voz e voto às sociedades de especialidade.

“Esse resultado demonstra a força da pediatria brasileira. Certamente, prosseguiremos aguerridos à nossa missão de defender, lado a lado da AMB, a dignidade profissional dos médicos e uma assistência de qualidade à população, sobretudo para as crianças e os adolescentes”, disse o presidente. 

SEGUNDO TURNO – Ao todo, 25 sociedades de especialidades foram eleitas no primeiro turno da eleição. As duas vagas restantes (colocações 26 e 27) serão disputadas, em segundo turno (das 9h do dia 6 de março até às 17h do dia 7 de março), pelas quatro entidades que ficaram tecnicamente empatadas nas últimas posições, com 27 votos.