“A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) foi fundamental na construção e na implementação do Marco Regulatório da Primeira infância”. Esse reconhecimento expresso veio no discurso do ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, durante a abertura da IX Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz, na terça-feira (22), no Senado Federal, em Brasília (DF).
Para o presidente do Conselho Curador da SBP, dr. Sérgio Sarrubbo, a participação da Sociedade em um evento como este é fundamental, porque a formulação de políticas públicas precisa passar pelo pediatra: “São 10 anos de evento. Neste período o Brasil mudou. A criança mudou. A sociedade mudou. Então é fundamental estarmos aperfeiçoando e trocando experiências”, afirmou o representante oficial da entidade nas atividades que se encerram na quinta-feira (24) e contam com aproximadamente 500 participantes.
Em sua participação, na mesa de abertura, Dr. Sarrubo destacou ainda a importância de políticas públicas para a primeira infância. “Os primeiros mil dias de vida da criança são fundamentais para o seu desenvolvimento. A criança estimulada precocemente dentro de um ambiente saudável vai ter um futuro melhor. Essa criança vai dirigir o país. Precisamos investir no futuro e o futuro é a criança”
O cuidado com a criança de zero a seis anos para evitar a violência no futuro permeou a fala das diversas autoridades presentes no início do encontro. Novas constituições familiares, a importância do ato de brincar, a influência da era digital no desenvolvimento infantil, a transmissão transgeracional, as mediações sociais e as consequências das separações judiciais dos cônjuges foram alguns dos temas da atualidade abordados na programação,
Além do dr. Sarrubbo, integraram a mesa de abertura o ministro Osmar Terra; o senador José Medeiros; a presidente da Comissão da Primeira Infância do Senado, Lisle Lucena; o coordenador da Secretaria Executiva da Rede Nacional Primeira Infância; Claudius Seccon; o pediatra e assessor legislativo da Rede Nacional Primeira Infância, Vital Didonet; e o conselheiro da Embaixada da França, Alain Bourdon. Compareceram ainda o senador Waldemir Moka (PMDB- MS) e a diretora-geral do Senado, Ilana Trombka.
Apesar de não ter assistido ao início da IX Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz, em virtude de outros compromissos previamente agendados, em Brasília, a presidente da SBP, dra Luciana Rodrigues Silva, fez questão de ir até o Senado Federal para fazer uma visita à Lisle Lucena, organizadora do encontro. Na oportunidade, discutiu-se a possibilidade de futuras ações conjuntas com o objetivo de fortalecer a assistência em saúde às crianças na perspectiva de contribuir para seu pleno desenvolvimento.
Eleições SBP | Chapa “A voz da pediatria” é homologada pela Comis...
03/04/2025 , 11:27Estão abertas as inscrições para vaga de acadêmico titular da ABP...
03/04/2025 , 10:20PED CAST SBP: A criança autista e o uso de tecnologias
02/04/2025 , 13:3817º Alergoped reúne mais de 750 congressistas em São Paulo para d...
28/03/2025 , 14:4617º Alergoped | Impacto das alterações climáticas na saúde de cri...
28/03/2025 , 14:23SBP e ASBAI atualizam terapêuticas em casos de alergia alimentar
27/03/2025 , 14:05