Na semana de comemoração pelo Dia do Pediatra, celebrado em 27 de julho, o Programa de Defesa Profissional da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) divulgou uma mensagem em vídeo aos pediatras, reforçando que estes profissionais – que estão na luta diária a fim de garantir a melhor assistência à saúde das crianças e adolescentes brasileiros – não estão sozinhos, mesmo nesse momento de pandemia da Covid-19.
ASSISTA AQUI AO VÍDEO.
“Mantemos o compromisso de permanecer ao seu lado, nas grandes cidades, nas pequenas vilas, à distância ou perto. Aos que estão na linha de frente e aos que, por algum motivo, não podem estar presentes, mas seguem contribuindo no juramento à saúde, a SBP está onde quer que você esteja”, diz trecho da mensagem.
O 2º vice-presidente da SBP, dr. Edson Ferreira Liberal, defende que os pediatras tenham melhores condições de trabalho para que possam fazer a prevenção, promoção e recuperação das crianças e adolescentes. Para ele, essas condições devem englobar não só uma remuneração adequada, mas também os aparelhos de proteção individual para que possam atuar, de maneira segura, na linha de frente no combate à pandemia de Covid-19.
“Além disso, precisamos pensar ainda na educação e na cultura, elementos essenciais para o pleno desenvolvimento saudável das nossas crianças e adolescentes. E a cultura ajuda a fazer essa ligação entre a educação e a saúde”, observa.
CUIDADOS – Diretor do Programa de Defesa da Pediatria, dr. Fábio Guerra, ressalta que o Programa busca, de forma mais ampla, não só a melhor oferta de cuidados para as crianças e adolescentes, mas especialmente vem buscar a atenção necessária que os pediatras precisam.
“O pediatra é o único profissional habilitado e capacitado para prestar a melhor assistência às crianças e adolescentes, e a SBP busca, a todo instante, em melhorias nas condições de trabalho desses profissionais, tais como a inserção adequada no mercado de trabalho, de uma remuneração mais justa e, principalmente, uma boa condição de vida”, destaca.
Dr. Fábio Guerra frisa que o Programa de Defesa da Pediatria da SBP busca não somente mostrar aos gestores públicos a importância que os pediatras têm para a saúde, mas sim que o pediatra também precisa ter atenção consigo mesmo. “Ou seja, se o pediatra não se cuida, como vai cuidar das outras pessoas? Então, é uma visão muito ampla desse círculo de ações que são fundamentais”, explica.
Ele reforça ainda que o Programa de Defesa Profissional da SBP tem trabalhado seguindo como base todas as orientações das autoridades sanitárias, visando a proteção aos profissionais. “A SBP tem trabalhado para garantir ao profissional pediatra a melhor condição de trabalho possível nesse momento, o qual sabemos que é de crise sanitária e com alguns percalços, tais como a falta de EPIs, e tem buscando respostas positivas de todas essas demandas que nos têm chegado, com orientações da nossa assessoria jurídica”, destaca dr. Fábio Guerra.
Departamentos Científicos e Grupos de Trabalho da SBP apresentam ...
18/11/2024 , 12:16JPed: acesse agora os artigos do volume 100 - edição 6
18/11/2024 , 12:18SBP realiza webinar sobre hipovitaminose D para atualizar pediatr...
18/11/2024 , 12:15Pediatras celebram recertificação do Brasil como país livre do sa...
18/11/2024 , 12:14Reporte Semanal JPed: confira os novos informativos disponíveis e...
18/11/2024 , 12:12SBP cria Grupo de Trabalho sobre Transtorno do Espectro Alcoólico...
18/11/2024 , 12:11