Um movimento de amor, incentivo e proteção à amamentação reuniu mais de 50 pediatras e profissionais de saúde no encontro virtual organizado pela Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape), em parceria com o Comitê de Aleitamento Materno do Salvador (Coamas) e o Comitê Estadual de Aleitamento Materno (Ceam-BA), para a abertura oficial da 29ª Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM 2020), em Salvador, nesta segunda-feira (3).
“O leite materno tem todos os ingredientes importantes para a saúde da criança e não precisa de aditivos, como faz a indústria do leite. Além disso, amamentar faz bem ao planeta porque sai direto de quem produz para quem consome. Não precisa de transporte ou uso de combustíveis. A família economiza e ainda faz bem ao meio ambiente”, destacou a presidente da Sobape, a pediatra Dolores Fernandez, palestrante do encontro.
A atividade foi mediada pela neonatologista e vice-presidente da Sobape, Ana Paz, e teve apoio da enfermeira e vereadora de Salvador Aladilce Souza (PCdoB).
“Apoie a amamentação para um planeta mais saudável” foi o tema escolhido para a edição deste ano pela Aliança Mundial para Ação de Aleitamento Materno (WABA, em inglês), que destaca o viés sustentável da amamentação, uma vez que não gera custos para a família nem resíduos para o meio ambientes com o descarte de latas de leite e plásticos de mamadeiras, por exemplo.
A mobilização mundial acontece de 1ª a 7 deste mês e se estende na campanha que ficou conhecida como Agosto Dourado, em alusão ao leite materno ser considerado alimento “padrão ouro” para o desenvolvimento da criança.
“Chamamos atenção para como a proteção à amamentação está completamente ligada e pode impactar favoravelmente para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e dessa forma reduzir as pegadas de carbono e ajudar a salvar o planeta e milhares de vidas”, pontuou Iandira Castro, presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sobape.
Ela também produziu e apresentou um filme em homenagem aos apaixonados pela amamentação e em busca de um planeta melhor.
Ao longo do ‘Agosto Dourado’ o Departamento de Aleitamento Materno da Sobape enviará mensagens curtas sobre a temática via WhatsApp, além de cards virtuais informativos sobre a amamentação. Pelas redes sociais, a Sobape também reforçará a importância da amamentação com orientações e dicas de especialistas.
Quatro pilares fundamentam a SMAM 2020, em harmonia com a pauta da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que traça um plano de ação para pessoas, planeta e economia sem destruição da natureza.
A ideia é ancorar a amamentação como uma decisão climática inteligente e informar às pessoas sobre o vínculo da prática com as questões ambientais. A corrente em defesa do aleitamento materno prevê maior engajamento de indivíduos e de organizações para ampliar o impacto dessas informações na vida das famílias.
Representante da SBP participa de 2º Simpósio sobre Doenças Crôni...
21/11/2024 , 14:53Departamentos Científicos e Grupos de Trabalho da SBP apresentam ...
18/11/2024 , 12:16JPed: acesse agora os artigos do volume 100 - edição 6
18/11/2024 , 12:18SBP realiza webinar sobre hipovitaminose D para atualizar pediatr...
18/11/2024 , 12:15Pediatras celebram recertificação do Brasil como país livre do sa...
18/11/2024 , 12:14Reporte Semanal JPed: confira os novos informativos disponíveis e...
18/11/2024 , 12:12