Especialista aborda distúrbios psiquiátricos em pediatria em novo podcast da RP

Nesta quinta-feira (23), dra. Ana Lúcia Seara Bentes, psiquiatra e membro da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), falará sobre “distúrbios psiquiátricos em pediatria” em nova edição do podcast da revista Residência Pediátrica (RP). “Destaco inicialmente a relevância do pediatra no cuidado às crianças, adolescentes e suas famílias numa situação de grave sofrimento psíquico a qual passarei a chamar posteriormente de transtornos psiquiátricos”, inicia a especialista.

OUÇA AQUI A ÍNTEGRA DO PODCAST

Segundo dra. Ana Lúcia, desde o nascimento ocorrem vulnerabilidades singulares à criança. Sua profunda dependência dada a prematuridade psicomotora do recém-nato, mesmo a termo, cria também uma gama enorme de interações possíveis em que estão em jogo para além da genética da constituição somática, das condições de gravidez e parto, o desejo parental, as condições sócio familiares, a cultura vigente, as possibilidades econômicas, as condições sanitárias, segurança, os laços sociais, as crenças, o sexo do bebê e sua ordem de nascimento, a história vivida pelos pais.

“Todos esses elementos entre muitos outros tecem a rede que embala o concepto em sua jornada humana”, frisa. No programa, ela observa ainda que durante o desenvolvimento, o pediatra é o primeiro a ser consultado na emergência de tais transtornos psiquiátricos como os autismos, que muito precocemente podem ter seus sinais e carecem acolhida de uma pronta acolhida a essa família para que intervenções precoces possam ter benefícios duradouros; as psicoses infantis e dos adolescentes, mais assemelhadas nessa fase mais tardia, na adolescência, as esquizofrenias  dos adultos; outros transtornos de fala e linguagem, entre outras patologias.

PRÓXIMO PROGRAMA – Na próxima semana, a dra. Maria Carolina Porto falará sobre erros inatos do metabolismo. Até lá!

VEJA ABAIXO OS TRÊS ÚLTIMOS PODCASTS DIVULGADOS:

·         Dificuldades de aprendizagem

·         A história da pediatria

·         O adolescente e o álcool