Especialista da SBP alerta sobre quedas da cobertura vacinal no Brasil, em seminário realizado na Câmara dos Deputados

O panorama atual das políticas públicas para as crianças de zero a 6 anos no País foi debatido no 8º Seminário Internacional do Marco Legal da Primeira Infância. Na oportunidade – organizada pela Frente Parlamentar Mista da Primeira Infância e a Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados –, especialistas de todo o mundo apresentaram contribuições sobre o tema “Avanços e Desafios na escuta das crianças e no enfrentamento à pandemia”. O seminário ocorreu de forma híbrida (presencial e on-line) e contou com a participação da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). A gravação do evento está disponível no canal do Youtube da Câmara dos Deputados.

Para representar a entidade, o membro do Departamento Científico de Imunizações dr. Ricardo Queiroz Gurgel participou da mesa “Desafios da pandemia para a proteção, segurança alimentar, assistência social e à saúde e apoio à parentalidade diante do aumento da vulnerabilidade  das famílias e crianças”. O especialista falou sobre as dificuldades que as crianças enfrentaram com o longo período de isolamento e das consequências que esse cenário trouxe para o desenvolvimento em cada fase da infância e adolescência.

Durante sua apresentação, dr. Ricardo aproveitou a oportunidade para reforçar o alerta sobre a queda da cobertura vacinal e seus riscos para a saúde das crianças. “Abordei essa questão porque estamos observando a reintrodução de doenças que já havíamos superado no Brasil, como o sarampo e a poliomielite. Precisamos alertar as famílias sobre a importância de manter a caderneta de vacinação em dia”, ressalta.

Além disso, o pediatra destacou também a necessidade de vacinar as crianças e adolescentes contra a covid-19; os males que o público infantil sofreu durante o isolamento; e a urgência de aumentar a cobertura da vacina contra covid-19 nas faixas etárias autorizadas. Em seguida na programação, os especialistas debateram experiências regionais em relação a boas práticas e políticas públicas para a Primeira Infância.