Especialista da SBP fala sobre Pseudoconstipação do leite materno no podcast da revista Residência Pediátrica

No podcast da revista Residência Pediátrica desta quinta-feira (6), dra. Graciete Vieira, do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), falará sobre Pseudoconstipação do leite materno. O programa faz parte da série especial sobre o Agosto Dourado.

OUÇA AQUI A ÍNTEGRA DO PROGRAMA.

Segundo a especialista, nos primeiros meses de vida, os bebês podem ter grande variabilidade nas frequências das evacuações, ou seja, evacuar dez ou mais vezes ao dia com consistência de fezes amolecida devido ao reflexo gastrocólico, que é mais exacerbado nas crianças amamentadas quando comparada às que usam fórmula. “Isto não é diarreia e não é preciso nenhum tipo de prevenção ou uso de medicamentos”, explica.

Dra. Graciete observa ainda que os bebês podem ficar em torno de dez ou mais dias sem evacuar, quadro que é denominado Pseudoconstipação, desde que a consistência das fezes seja normal, não endurecida, e ele esteja saudável. “Esta também é uma condição fisiológica que não requer uso de medicamentos, supositório ou alimentos laxantes, sobretudo para aqueles em aleitamento materno exclusivo”, pontua.

Na próxima semana, o último podcast da série especial amamentação trará o tema “desmame”, abordado pelo dr. Roberto Issler. Novos programas estão em fase de produção contemplando temas diversos como “suicídio”; “sífilis”; “bullying”; “babá, escolinha ou creche”, entre outros.

VEJA ABAIXO OS TRÊS ÚLTIMOS PODCASTS DIVULGADOS:

Amamentação em tandem

Fim da licença-maternidade

Método canguru e aleitamento materno

https://soundcloud.com/residenciapediatrica/dra-carmen-elias-dcam-sbp-fala-sobre-metodo-canguru-e-aleitamento