O presidente do Departamento Científico de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dr. Renato Kfouri, participou, em São Paulo, da inauguração de mostra sobre a jornada da ciência na luta contra doenças e o poder das imunizações. A mostra imersiva e interativa - realizada pelo Museu Catavento e Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) - abriu para o público no dia 17 de novembro e terá duração de oito meses.
“É de extrema relevância falar sobre imunizações também por meio da arte, para que, cada vez mais, a população compreenda sua importância na humanidade. Uma Mostra que traz a história de algo tão revolucionário e impactante para a sociedade deve ser celebrada amplamente. As vacinas devem ser entendidas tanto do ponto de vista científico como social e essa iniciativa une exatamente esses dois pontos”, ressaltou dr. Renato.
JORNADA – A história é contada por meio de painéis temáticos, que abordam os diversos aspectos das vacinas. A jornada começa com o vislumbre de um passado sombrio e aterrorizante no painel intitulado "Um Mundo Sem Vacinas". Aqui, eles testemunham as consequências devastadoras de doenças até então consideradas incuráveis ou fatais.
No painel “Um mundo com vacinas", os visitantes são confrontados com os dados impressionantes e comparativos sobre a taxa de mortalidade em diferentes épocas, evidenciando o impacto positivo das vacinas na proteção das vidas humanas. Em "O Ataque dos microrganismos”, os visitantes exploram a evolução e a natureza dos vírus e bactérias, compreendendo a sua capacidade de se espalhar e causar danos à saúde humana.
A exposição também celebra os marcos históricos das vacinas, destacando "Os Primeiros Imunizantes da História e a Primeira Vacina". Aos visitantes são apresentadas as primeiras tentativas de imunização na antiguidade e os primeiros êxitos da era moderna, com destaque para história da descoberta da vacina contra a varíola.
Além disso, Louis Pasteur é homenageado em "Louis Pasteur e o Desenvolvimento da Ciência que Salva Milhões de Vidas", sessão dedicada a apresentar as enormes contribuições desse visionário cientista, que pavimentou o caminho para a vacinologia moderna.
No módulo "Como Atua uma Vacina com Vírus Atenuado", são apresentados através de hologramas animados, os processos de desenvolvimento de vacinas com vírus atenuado e como ocorre o processo de imunização. Um painel interativo hands on também permite aos visitantes interagirem com maquetes de células, vírus e vacinas para realizarem os mecanismos de imunização das vacinas de maneira lúdica.
Há ainda painéis sobre "Tipos de Vacinas"; "As Fake News que Matam"; "Programa Nacional de Imunizações"; "Pacto Coletivo pela Vida"; e “Seja um guardião da sua saúde". A exposição tem o apoio do Unicef, Organização Pan-Americana da Saúde, Ministério da Saúde e é patrocinada pelas farmacêuticas Astrazeneca, GSK, MSD, Pfizer e Sanofi.
Vacinas: Uma Vitória de Todos
Duração: 17 de novembro de 2023 a junho de 2024
Dias: De terça-feira a domingo
Horários: Das 9h às 17h (bilheteria fecha às 16h).
Entrada: R$ 15 (inteira) R$ 7,5 (meia)
Gratuidade: às terças-feiras para todos. Mais informações sobre gratuidade neste link
Local: Museu Catavento (Sala Multiuso – piso superior)
Endereço: Avenida Mercúrio, s/n, Pq Dom Pedro II. Centro, São Paulo/SP
*Com informações da assessoria da SBIm
Nota de pesar | Sr. Djalma Rodrigues
08/01/2025 , 08:12PEDCAST SBP: "Viagens com crianças: cuidados necessários"
08/01/2025 , 08:05PEDCAST SBP: "Uso de telas nas férias: qual o tempo ideal?"
30/12/2024 , 14:53Nota de pesar | Prof.º Dr. Dioclécio Campos Júnior, ex-presidente...
27/12/2024 , 20:13PEDCAST SBP: "ingestão de corpos estranhos"
23/12/2024 , 14:15Nova live traz atualizações sobre o neurofibromatose tipo 1
23/12/2024 , 09:26