Especialistas da SBP defendem conscientização acerca da asfixia perinatal

A asfixia perinatal é a terceira causa de morte neonatal no mundo e a principal causa de lesão neurológica permanente em bebês nascidos a termo. Pensando nisso, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) se juntou ao Instituto Protegendo Cérebros, Salvando Futuros (IPCSF) para promover ações que buscam a prevenção dessa condição. Entre as ações promovidas durante o chamado “Setembro Verde Esperança”, tiveram live, encontro presencial e a divulgação nas redes sociais de vídeo informativo.

A primeira atividade foi o webinar “Prevenção de Asfixia Perinatal”, realizado no canal oficial do IPCSF, e buscou levar informação para toda a população sobre a importância da prevenção à asfixia perinatal, além dos cuidados com a gestante, o parto e o recém-nascido. Na oportunidade, estiveram presentes diversos especialistas da SBP, que buscaram abordar desde a gestação até as estratégias para prevenir o quadro de forma que a população pudesse entender e participar dos debates.

O webinar contou com palestras sobre “Atenção Obstétrica durante gestação e parto”, com o dr. Antônio Fernandes Moron; “A importância do pediatra na sala de parto”, com a presidente do Departamento Científico de Neonatologia (DC) da SBP, dra. Lícia Maria Oliveira Moreira; “Nascimento seguro”, com a dra. Maria Albertina Santiago Rêgo; “A estratégia Qualineo e Prevenção de Asfixia”, com a dra. Maria Auxiliar de Souza Mendes Gomes.

Além disso, as coordenadoras do Programa de Reanimação Neonatal (PRN-SBP), dras. Maria Fernanda Branco de Almeida e Ruth Guinsberg, participaram da aula com as palestras “Programa de Reanimação Neonatal” e “O Minuto de Ouro”, respectivamente. Na moderação e apresentação do webinar estiveram a dra. Lilian Sadeck (membro do DC de Neonatologia da SBP); dr. Gabriel Variane (neonatologista, fundador do IPCSF e membro do grupo executivo do PRN-SBP) e dr. Sérgio Marba (Consultor Neonatal da Coordenação Geral da Saúde da Criança e do Aleitamento Materno do Ministério da Saúde)

CLIQUE AQUI E VEJA O WEBINAR COMPLETO

Além desse webinar, foi promovido ainda um evento presencial, no Hospital Leonor Mendes de Barros, em São Paulo. No encontro, foram ministradas aulas acerca da campanha Setembro Verde Esperança; o panorama da asfixia perinatal no Brasil e no mundo; a abordagem obstétrica na prevenção da asfixia; como otimizar os cuidados do recém-nascido sob hipotermia terapêutica; a tecnologia para prevenir sequelas neurológicas; entre outros.

VÍDEO – Nas redes sociais, a SBP e o Instituto publicaram um vídeo em collab sobre o “Minuto de Ouro”. De forma didática, feita com desenhos e imagens, é explicado a importância do primeiro minuto de vida do bebê, como é decisivo para o desenrolar dos acontecimentos na vida da criança, o que ocorre quando há falta de oxigenação para o cérebro do bebê e as possíveis consequência da asfixia perinatal. Além disso, é enfatizada também a importância de um profissional de saúde treinado na sala de parto para minimizar quadros como esse.

ASSISTA AO VÍDEO