Especialistas debatem atualização em diarreia aguda, em nova live da SBP

A diarreia aguda na faixa etária pediátrica ainda é motivo de muita preocupação no Brasil. Ciente deste problema, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) promoveu uma live exclusiva para os associados, na última semana. Para debater o tema, a transmissão contou com a participação de especialistas do Departamento Científico (DC) de Gastroenterologia da entidade.

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR

“Apesar da mortalidade por diarreia aguda na infância ter declinado de forma considerável, nas últimas décadas ela ainda é um causa importante de morte por infecções em crianças menores de 5 anos. Desnutrição infantil, fornecimento de água inadequado e falta de saneamento básico são os principais fatores de risco e episódios recorrentes de diarreia levam a atrasos no crescimento e tem um forte impacto nutricional”, explicou a presidente do DC de Gastroenterologia da SBP, dra. Cristina Helena Targa Ferreira.

O debate foi composto pelos membros do DC: dra. Amália Maria Porto Lustosa, gastropediatra do Hospital Infantil Albert Sabin de Fortaleza (CE); dra. Maria do Carmo Barros de Melo, professora titular do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); e dra. Roberta Paranhos Fragoso, membro da diretoria de eventos da Sociedade Espiritossantense de Pediatria (SOESPE). 

Durante o encontro, as especialistas abordaram a epidemiologia da diarreia aguda infecciosa; medidas preventivas; vacinação contra o rotavírus; sinais de alerta; uso de antibióticos e outras formas de tratamento; entre outros. Além disso, os pediatras discutiram as atualizações do novo guia lançado pelo Ministério da Saúde.