Especialistas debatem formas de prevenção de infecções pelo VSR, em nova live da SBP e SBIm

As principais atualizações científicas sobre as formas de prevenção das infecções pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR) foram debatidas em webinar promovido pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) em parceria com a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm). A abertura do evento foi conduzida pelo dr. Clóvis Francisco Constantino, presidente da SBP, e o encontro foi moderado pela dra. Mônica Levi, presidente da SBIm.

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR NA ÍNTEGRA.

“A SBP tem muitas responsabilidades nos seus 114 anos de vida e elas abrangem: responsabilidade social com crianças e adolescentes; humanidade para nos dedicarmos ao atendimento dos pacientes da melhor forma; além da necessidade de atualização científica constante. Com certeza esse evento serve para ampliarmos as possibilidades de auxílio às nossas crianças”, ressaltou o dr. Clóvis.

Na oportunidade, o presidente do Departamento Científico (DC) de Imunizações da SBP, dr. Renato Kfouri, ministrou a palestra “Epidemiologia do VSR em Pediatria”. O especialista explicou as características dos subtipos de VSR; patologia da doença; diferentes estratégias de imunização; sazonalidade do VSR; e outros aspectos relevantes para entender o cenário da doença no Brasil e seu impacto na saúde das crianças e adolescentes.

Em seguida, foi a vez do presidente do DC de Infectologia da SBP, dr. Marco Aurélio Sáfadi, apresentar o tema “Novo anticorpo monoclonal para prevenção do VSR: como recomendar?”. Ao longo da explanação, ele explicou quais são as vacinas em desenvolvimento atualmente e seus respectivos estudos de eficácia na pediatria.

Durante o evento, os pediatras ressaltaram que as novas estratégias de imunização passiva e de imunização materna são bastante promissoras, com perspectivas de reduzir a carga da doença grave nas crianças. Nesse cenário, eles enfatizaram que a disponibilidade e acesso adequado e oportuno ao tratamento devem ser cuidadosamente consideradas.