A relevância dos probióticos para o bom desenvolvimento da microbiota intestinal. Esse foi o mote da atualização científica sobre a chegada do lactobacillus rhamnosus GG ao Brasil (LGG®) promovida pela Cellera Farma, com apoio da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).O encontro virtual, denominado “I-Probiotic Experience”, reuniu centenas de espectadores, no dia 22 de agosto, e contou com renomados especialistas do Brasil e exterior.
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR AS AULAS
A presidente do Departamento Científico de Gastroenterologia da SBP, dra. Cristina Targa, foi a responsável por comentar aspectos centrais da microbiota intestinal na infância e suas implicações ao longo da vida. Na oportunidade, a pediatra enfatizou tópicos sobre a formação desse conjunto de microorganismos durante os primeiros mil dias de vida da criança e as correlações comprovadas com determinadas patologias.
“O momento do parto assim como o aleitamento materno são etapas iniciais e fundamentais na construção da microbiota do bebê. Alterações ou deficiências nessa composição de bactérias podem gerar doenças. Efeitos nos sistemas gastrointestinal e imune são os mais comuns, com repercussões como constipação, obesidade, doença inflamatória intestinal, entre outras”, disse.
Na sequência, o coordenador da região Norte da SBP, dr. Bruno Paes Barreto, deu continuidade às explanações com foco na interação entre microbiota intestinal e imunidade. Conforme ressaltou o especialista, há diversas comprovações científicas que demonstram a função dos lactobacillus na melhora dos níveis de anticorpos no organismo.
“A função de barreira é um dos propósitos principais da microbiota. Nesse sentido, ela auxilia na proteção do corpo humano contra a passagem de microorganismos e antígenos potencialmente agressores. Ter essa condição bem estruturada é fundamental para manter o equilíbrio do sistema imunológico e, desse modo, prevenir uma série de doenças, especialmente as alérgicas”, pontuou.
Na ocasião, o professor emérito de Pediatria da University of Nebrask College of Medicine, dr. Jon Vanderhoof (EUA), também ministrou apresentação científica, ressaltando os atributos do lactobacillus rhamnosus GG, probiótico com maior sustentação científica do mundo. Na avaliação do médico, o uso de substâncias ratificadas por estudos e evidências técnicas consiste em atributo essencial da conduta científica.
“Há alguns anos, a flora intestinal era um assunto que não despertava grande atenção. No entanto, hoje aprendemos mais sobre seu funcionamento e sabemos como utilizar as bactérias de forma positiva para o crescimento saudável das crianças. Nosso papel como pediatras é garantir que esse conhecimento seja útil para evitar o surgimento de inúmeras desordens ainda recorrentes em todo o mundo”, finalizou.
Representante da SBP participa de 2º Simpósio sobre Doenças Crôni...
21/11/2024 , 14:53Departamentos Científicos e Grupos de Trabalho da SBP apresentam ...
18/11/2024 , 12:16JPed: acesse agora os artigos do volume 100 - edição 6
18/11/2024 , 12:18SBP realiza webinar sobre hipovitaminose D para atualizar pediatr...
18/11/2024 , 12:15Pediatras celebram recertificação do Brasil como país livre do sa...
18/11/2024 , 12:14Reporte Semanal JPed: confira os novos informativos disponíveis e...
18/11/2024 , 12:12