Na próxima quinta-feira (26/8) irá ao ar o segundo episódio do programa “Famílias em Pauta”, projeto no âmbito do site Pediatria para Famílias, da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Nesta edição, os especialistas do Departamento Científico de Aleitamento Materno da SBP falarão sobre os benefícios da amamentação. Participaram o dr. Luciano Borges Santiago, presidente do DC de Aleitamento Materno; e os membros do Departamento: drs. Yechiel Moises Chencinski e Maria Beatriz Reinert do Nascimento.
ASSISTA AQUI AO SEGUNDO PROGRAMA.
Durante a transmissão, o dr. Luciano Borges destacou os temas deste ano da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), “Proteger a amamentação: uma responsabilidade de todos”; e do Agosto Dourado, “Aleitamento materno: pediatra, faça a diferença”. “No Brasil, apesar de uma série de leis e decretos que têm como objetivo proteger o aleitamento materno, os índices ainda estão abaixo do esperado e temos muito trabalho a fazer. Considerando os lemas da SMAM 2021 e do Agosto Dourado, convocamos especialmente os pediatras a cumprirem a sua responsabilidade e o seu papel estratégico nessa importante missão de orientação sobre alimentação saudável e amamentação. Todos precisamos fazer a diferença”.
Já dr. Moises Chencinski enfatizou o papel do pediatra para o sucesso da amamentação. “Essa é uma questão multifatorial, que demanda uma equipe multiprofissional. O pediatra tem a função de acompanhar a mãe desde o pré-natal, a partir da 32ª semana de gestação, como recomendado pela SBP. Para isso, é importante que esteja sempre atualizado, conheça as técnicas de manejo de aleitamento materno e pratique o aconselhamento, que não é somente dar conselho, mas ter uma escuta ativa, com empatia e sem julgamentos. Trabalhando dessa forma, conseguimos acolher adequadamente a mãe, o bebê, a família e toda a rede de apoio”.
Dentre os assuntos abordados pela dra. Maria Beatriz, um dos principais foi a transmissibilidade do vírus da covid-19 pelo leite materno. “Sem dúvida, a pandemia trouxe um grande desafio. Porém, felizmente, as pesquisas mostram que o material genético do vírus foi encontrado apenas em uma pequena porcentagem do leite materno de mulheres doentes e não era infectante, não tendo havido relato de contaminação de bebês. Entretanto, apesar da amamentação ser segura, é importante que haja todos os cuidados preconizados para evitar o contágio do bebê por contato ou gotículas respiratórias”.
Além desses tópicos, outros assuntos abordados no programa foram: fake news sobre aleitamento materno; a importância de naturalizar a amamentação em espaços públicos; e a luta da SBP pela ampliação das licenças maternidade e paternidade.
PROJETO - Idealizado e coordenado pelo 2º vice-presidente da SBP, dr. Edson Ferreira Liberal, o programa visa criar um espaço de diálogo entre pediatras e a população em geral, no qual são abordados assuntos que englobem a qualidade de vida e a saúde das crianças e adolescentes brasileiros. Cada edição contará com a presença dos renomados especialistas dos Departamentos Científicos e dos Grupos de Trabalho da SBP. O público poderá encaminhar seus questionamentos a respeito do tema debatido através do e-mail: [email protected], e receberá as respostas dos especialistas.
Representante da SBP participa de 2º Simpósio sobre Doenças Crôni...
21/11/2024 , 14:53Departamentos Científicos e Grupos de Trabalho da SBP apresentam ...
18/11/2024 , 12:16JPed: acesse agora os artigos do volume 100 - edição 6
18/11/2024 , 12:18SBP realiza webinar sobre hipovitaminose D para atualizar pediatr...
18/11/2024 , 12:15Pediatras celebram recertificação do Brasil como país livre do sa...
18/11/2024 , 12:14Reporte Semanal JPed: confira os novos informativos disponíveis e...
18/11/2024 , 12:12