Especialistas tiram dúvidas em oftalmologia pediátrica

A tarde do primeiro dia do 40º CBP trouxe uma mesa-redonda sobre Oftalmologia Pediátrica. Com mediação do dr. Edson Liberal, 2º vice-presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), os palestrantes dr. Fábio Ejzenbaum, dra. Luiza Hopker e dra. Júlia Dutra responderam dúvidas frequentes e abordaram aspectos relacionados ao diagnóstico e tratamento de doenças oftalmológicas em crianças.

O especialista em estrabismo e representante do Departamento de Oftalmologia da SBP, dr. Fábio Ejzenbaum, abordou o “Diagnóstico diferencial de olho vermelho”. Ao longo de sua fala, ele tratou do diagnóstico correto, ilustrando com imagens, e o tratamento adequado para o problema. Enfatizou, ainda, a importância do diagnóstico precoce.

A Dra. Luísa Hopker, especialista em oftalmopediatra, ministrou palestra sobre “Conjuntivites infecciosas, conjuntivite alérgica, pterígeo, blefarites”. Além de trazer dados sobre as doenças, ela abordou as complicações tardias, tratamento farmacológico, tópico e os cuidados e critérios para acompanhamento.

 A última palestrante da mesa foi a dra. Júlia Dutra, especialista em Oftalmopediatria, que falou sobre “Esclerites, episclerites, olho seco e Uveítes”. Na ocasião, a médica apresentou algumas condições raras na infância e que merecem atenção dos pediatras, como as esclerites e episclerites e uveítes - essa, em específico, afeta apenas 3 em cada 100 mil crianças.