Estímulo à amamentação e ações da SBP em prol do aleitamento materno marcam a abertura do Simpósio sobre o tema, em Natal

As diversas ações realizadas pelos pediatras a fim de garantir a promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno foram destacadas pelo 2º vice-presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dr. Edson Ferreira Liberal, durante a abertura do 3º Simpósio de Aleitamento Materno, ocorrido na terça-feira (3), dentro das atividades pré-congresso do 40º Congresso Brasileiro de Pediatria (CBP), em Natal (RN). 

“Sempre proativos, o Departamento Científico de Aleitamento Materno da SBP produziu 22 documentos científicos, sobre diferentes aspectos; lançou um Curso EAD sob a ótica do aleitamento materno; apoiou e articulou com as filiadas a organização de três Oficinas da Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos Infantis (NBCAL) para Pediatras: Manaus (AM); entre tantas outras atividades”, pontuou.

Em sua fala, dr. Edson também relembrou que o primeiro comitê científico da SBP o qual participou foi o de aleitamento materno, em 1982. Para ele, é fundamental que os pediatras brasileiros possam divulgar e apoiar a amamentação. “Nossa gestão sempre deu total apoio ao aleitamento materno. E no que depender de nós, esse tema será sempre prioritário”, declarou.

Em seguida, o presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da SBP, dr. Luciano Borges Santiago, disse ser importante que o AM seja sempre debatido em eventos científicos. “Temos a responsabilidade de estimular a amamentação e mostrar à lactante o quão importante e quais benefícios o ato de amamentar traz para a vida da mãe e da criança”, destacou.

HOMENAGEM – Um momento importante durante a abertura do 3º Simpósio de Aleitamento Materno foi a homenagem prestada à dra. Keiko Teruya, presidente de honra do evento. A honraria foi concedida pelo seu incansável trabalho em prol do aleitamento materno no Brasil.

“Sua forma especial de olhar, escutar e acolher a todos (crianças, mulheres lactantes e profissionais do AM) gera leveza e simplicidade (...) Diante de tudo isso, e muito mais que representa, os pediatras concluem: Keiko, você é paz no coração e cura da alma. É puro leite materno que se derrama sobre todos nós!”, diz trecho da mensagem da placa entregue a ela.

Em seu discurso de agradecimento, dra. Keiko agradeceu à família, amigos e colegas de trabalho, especialmente os profissionais do Hospital Guilherme Álvaro, em São Paulo, local em que trabalhou por quase 30 anos sempre em prol da criança e da mãe. “Agradeço também à SBP, que tanto bem tem feito pelas nossas crianças. Essa luta é que faz valer a pena viver”, disse.

PALESTRAS – Dando continuidade ao evento, durante todo dia aconteceram diversas mesas-redondas, miniconferências, debates e painéis voltados a enfatizar a importância da amamentação para a saúde da criança e a promover a atualização para o dia a dia do pediatra na orientação às mães lactantes. A grade científica englobou temas como: “Covid-19 e leite materno”; “Novos tempos, medicamentos e vacinas: manter a amamentação é fundamental”; “Acessórios na Amamentação: prós e contras”; “Como equilibrar trabalho e amamentação?”; dentre outros.