Eu respiro a vida: campanha Setembro Verde Esperança reúne pediatras da SBP em live sobre prevenção da asfixia perinatal

Para falar da importância da prevenção e da abordagem terapêutica de recém-nascidos com asfixia perinatal, o Instituto Protegendo Cérebros, Salvando Futuros (IPCSF) – em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e outras instituições médicas e de saúde – realizam a live “Eu respiro a vida”, no dia 16 de setembro, às 19h. O encontro será transmitido no canal oficial do Youtube do Instituto Salvando Futuros, e faz parte da campanha Setembro Verde Esperança pela conscientização da asfixia perinatal – que é a terceira causa de morte neonatal no mundo e também a principal causa de lesão neurológica permanente em bebês nascidos a termo.

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS SOBRE A CAMPANHA

As coordenadoras do Programa de Reanimação Neonatal (PRN-SBP), as dras. Maria Fernanda Branco de Almeida e Ruth Guinsberg participarão da discussão abordando o tema “Assistência Pediátrica ao nascimento”. O coordenador do Programa de Atualização em Neonatologia (PRORN) da SBP, dr. Renato Procianoy, e o fundador do Grupo Neonatologia Brasil, dr. Guilherme Sant’Anna, falarão sobre “Cuidados especializados na UTI Neonatal”.

Já a dra. Rita de Cássia Silveira, membro do Departamento de Neonatologia da SBP, explanará a respeito das “Estratégias no follow-up”; e a dra. Maria Albertina Santiago Rego, coordenadora do Grupo de Trabalho Políticas Públicas em Neonatologia da SBP, ficará responsável pela aula “Políticas públicas para atenção a asfixia perinatal”. 

A live terá a moderação das médicas do Departamento Científico de Neonatologia da SBP, dras. Leila Denise Cesário Pereira, Lilian dos Santos Rodrigues Sadeck e Lícia Maria Oliveira Moreira, além do fundador do IPCSF, dr. Gabriel Variane. Ao final, será realizada uma mesa-redonda para a discussão das principais medidas visando à redução da morbidade e a mortalidade da asfixia perinatal.