Exaustão provocada pela pandemia é abordada na nova edição do PedTalks

O Ped Talks recebe mensalmente uma pessoa inspiradora para compartilhar mensagens estimulantes com o público, através de diálogos ricos em informação e conhecimento. A quarta edição do programa online da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recebeu Alexandre Coimbra Amaral - psicólogo, terapeuta familiar e autor do livro “Cartas de um terapeuta para seus momentos de crise”. O encontro foi moderado por Carlos Linhares, psicólogo, cientista social e filósofo; e contou com a participação da presidente da SBP, dra. Luciana Rodrigues Silva.

CLIQUE AQUI E CONFIRA NA ÍNTEGRA

“Nós realizamos esse projeto para trazer aos pediatras, familiares e a comunidade brasileira, um programa diferente em que pudéssemos ampliar nossa visão e sensibilidade. Trazemos exemplos de vida inspiradores, para que nos encantem e, principalmente, nos façam refletir sobretudo a respeito desses tempos difíceis que temos vivido”, destacou a presidente durante a abertura.

O bate-papo teve início com Alexandre explicando como a interação com as crianças o estimulou para se encontrar com uma psicologia mais interativa. “A proteção da infância sempre foi um eixo estruturante da minha vida profissional e marcou toda a minha história - mesmo depois de ser terapeuta de famílias ou não mais trabalhando diretamente com a criança. O tempo todo olho para as crianças pois elas me deram a raiz da minha profissão”, afirmou o psicólogo.

O cansaço da pandemia e seus reflexos na vida das famílias também foi abordado no programa. O especialista explicou que a adaptação às novas rotinas, o uso de máscara e o ensino remoto exauriu as pessoas e afetou as percepções de tempo e espaço. “Nós não sabemos ainda quando encontraremos esse mundo pós-pandemia, não temos a certeza para dar para nossos filhos, pacientes e familiares. Essa sensação de suspensão da vida, um eterno presente que se repete todos os dias, é bastante exaustivo”, desenvolveu.

Nesse contexto, o especialista destacou a importância de buscar a felicidade e a beleza em pequenas ações - ouvir música, dançar, cozinhar e ler – para preencher os espaços abertos pelas ausências que vivemos. Os participantes conversaram ainda sobre trajetória profissional, a vulnerabilidade dos pais e as novas formas de relacionamento com os filhos. 

PARA ASSISTIR – A transmissão é aberta a toda a população e pode ser vista pelo site da SBP (www.sbp.com.br/lives)