Famílias em Pauta aborda mitos e verdades sobre a epilepsia na infância

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a epilepsia acomete cerca de 2% da população brasileira e cerca de 50 milhões de pessoas no mundo. A incidência da doença é maior no primeiro ano de vida. A doença é permeada por muitos mitos e dúvidas da população, especialmente quando acomete a população pediátrica. O tema foi tratado no novo episódio do Famílias em Pauta, projeto do site Pediatria para Famílias, da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

Participaram três especialistas do Departamento de Neurologia da SBP: drs. Magda Lahorgue Nunes, Márcio Moacyr de Vasconcelos e André Luís Santos do Carmo, que falaram sobre as características de uma epilepsia; qual a diferença entre a epilepsia e a convulsão; e quais exames podem ajudar no diagnóstico da doença.

Os convidados abordaram ainda questões sobre como é feito o tratamento e o acompanhamento de uma criança com essa condição; quando os pais devem os seus filhos a um serviço de emergência diante das crises epiléticas; quais são as complicações e o processo evolutivo de uma criança com epilepsia; entre outras.

O PROJETO - O Famílias em Pauta é um programa de entrevistas da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) que faz parte do projeto Pediatria para Famílias e visa informar e esclarecer assuntos que envolvem a saúde de crianças e adolescentes, sob o ponto de vista de médicos integrantes dos Departamentos Científicos da entidade. Para assistir a esse e todos os outros programas já produzidos, acesse o hotsite www.sbp.com.br/familias-em-pauta.