O contato com a natureza pode proporcionar grandes benefícios à saúde mental e física das crianças. Apesar disso, a realidade nos centros urbanos não estimula esta importante interação para o desenvolvimento infantil. A mudança deste cenário norteia o novo episódio do Famílias em Pauta – vinculado ao projeto “Pediatria para Famílias” da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Na edição mais recente, o programa alerta pais e responsáveis através de um debate informativo com a participação de especialistas na área. O episódio já está no ar e pode ser acessado por todos gratuitamente no site www.sbp.com.br/familias-em-pauta.
Durante o debate, as especialistas dra. Ana Márcia Guimarães, membro do Departamento Científico de Desenvolvimento e Comportamento da SBP; e Maria Isabel Amando de Barros, pesquisadora do Programa Criança e Natureza do Instituto Alana; pontuaram que é necessário que os pais façam um planejamento e criem alternativas para que as crianças e adolescentes saiam das telas. Desta maneira, a criança não ficará entediada e aproveitará mais os momentos ao ar livre. Ações como visitar novos espaços e criar juntos uma lista de afazeres são algumas opções que podem estimular uma vida menos virtual.
“É preciso usar a criatividade porque realmente o impacto é tão grande que vemos no desempenho escolar. A natureza proporciona que o cérebro se desenvolva cognitivamente, melhorando as conexões neurológicas. Com isso, há uma melhora na memória, concentração e adaptabilidade ao mundo. Tudo isso impacta na inteligência”, destaca dra. Ana Márcia.
A pediatra explica também que o contato com a natureza é um fator protetor para o estresse tóxico. Nesse sentido, pode prevenir problemas como ansiedade, depressão, agitação, hiperatividade e desatenção. Ela alerta que essas questões devem ser avaliadas individualmente, mas que é notório o caráter preventivo oferecido.
Em seguida, Maria Isabel explica como esse contato pode ajudar a preparar a criança e o adolescente para o mundo. Ela ressalta que quando é oferecida a oportunidade de brincar a céu aberto e interagir com o meio ambiente, a criança experimenta os riscos benéficos. “Devagarzinho as crianças vão conquistando sua autonomia e autoconfiança, e isso levamos para toda a vida. Acredito que brincar na natureza pode ser potente para que as crianças se desenvolvam como adultos mais confiantes e independentes”, destaca.
A atração aborda ainda como os pais ou responsáveis podem incentivar as crianças a estarem mais em contato com a natureza; a importância de os governos municipais oferecerem espaços ao ar livre (praças públicas e áreas de lazer) para as crianças se desenvolverem; como a natureza ajuda a criar memórias afetivas saudáveis nas crianças; como as escolas podem tornar a rotina da criança mais saudável; entre outros.
PROGRAMAS ANTERIORES – Com o propósito de apresentar debates relevantes para a sociedade e tornar acessíveis informações de qualidade, o Famílias em Pauta sempre conta com renomados especialistas. Nos episódios anteriores, o programa já abordou os temas: vacinação de crianças contra covid-19; o retorno seguro às aulas durante a pandemia; os benefícios do aleitamento materno; prática de atividades físicas pelas crianças e adolescentes; a importância de toda criança ser atendida por um pediatra na Atenção Primária à Saúde; e os riscos da exposição da imagem dos filhos na internet.
Todas as edições podem ser acessadas gratuitamente por aqui. O público é bem-vindo ao debate e pode participar enviando dúvidas sobre cada um dos temas abordados nos programas através do e-mail [email protected].
Eleições SBP | Chapa “A voz da pediatria” é homologada pela Comis...
03/04/2025 , 11:27Estão abertas as inscrições para vaga de acadêmico titular da ABP...
03/04/2025 , 10:20PED CAST SBP: A criança autista e o uso de tecnologias
02/04/2025 , 13:3817º Alergoped reúne mais de 750 congressistas em São Paulo para d...
28/03/2025 , 14:4617º Alergoped | Impacto das alterações climáticas na saúde de cri...
28/03/2025 , 14:23SBP e ASBAI atualizam terapêuticas em casos de alergia alimentar
27/03/2025 , 14:05