O que caracteriza uma situação de violência contra a criança ou adolescente e quais as apresentações mais frequentes nesta faixa etária? Quando buscar ajuda para proteção das vítimas de violência, mesmo sendo ela intrafamiliar ou doméstica? Essas são algumas das questões abordadas no episódio desta quinta-feira (29) do Famílias em Pauta - vinculado à iniciativa “Pediatria para Famílias” da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). O episódio “Diga não à violência contra crianças e adolescentes” já está no ar e pode ser acessado por todos no site www.sbp.com.br/familias-em-pauta.
O Brasil registra 673 casos de violência contra crianças de até seis anos por dia ou 28 a cada hora, e mais de 80% dessas agressões têm pais, padrastos, madrastas ou avós como suspeitos, segundo dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, analisados em estudo produzido pelo Comitê Científico do Núcleo Ciência pela Infância (NCPI). Ainda segundo o estudo, crianças até 13 anos representam a maior parte das vítimas de estupro no Brasil (61,3% do total de casos), segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública.
Para abordar a solução para o problema, a SBP preparou esse programa especial, em que especialistas apontam para estratégias integradas de políticas públicas de saúde, educação, proteção social e justiça. O debate conta com a participação de três pediatras do Departamento Científico de Prevenção e Enfrentamento das Causas Externas na Infância e Adolescência: drs. Luci Yara Pfeiffer (presidente); Maria de Fátima Fernandes Géa; e Marco Antônio Chaves Gama.
No programa, eles exploram o papel do pediatra, profissionais de saúde, escola, parentes e conhecidos na observação dos sinais de sofrimento de uma criança ou adolescente; onde buscar ajudar; quais são os meios de proteção das crianças e adolescentes; fatores que favorecem a violência no mundo virtual; e mais.
PROGRAMA - O Famílias em Pauta é um programa de entrevistas da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) que faz parte do projeto Pediatria para Famílias e visa informar e esclarecer assuntos que envolvem a saúde de crianças e adolescentes, sob o ponto de vista de médicos integrantes dos Departamentos Científicos da entidade.
SBP reforça alerta sobre perigo de desafios online envolvendo cri...
18/04/2025 , 12:3618º Pneumoped: Pediatras reforçam compromisso pelo enfrentamento ...
17/04/2025 , 16:12Síndrome Metabólica: O que o pediatra precisa saber
17/04/2025 , 08:28SBP participa do I Encontro de Saúde da Criança e II Encontro de ...
15/04/2025 , 18:18PED CAST SBP: "Cuidados com a voz da criança"
14/04/2025 , 17:08Inscrições abertas para o exame de Área de Atuação em Oncologia P...
14/04/2025 , 16:32