Filiada de Alagoas realiza capacitação de profissionais no PALS, em Maceió

A Sociedade Alagoana de Pediatria (SAP) promoveu mais uma edição do curso de Suporte Avançado de Vida em Pediatria, do Programa de Reanimação Pediátrica (PALS, sigla em inglês), nos dias 9 e 10 de junho, no Hospital do Açúcar, em Maceió (AL). Destinado a profissionais de saúde, a iniciativa teve o intuito de fornecer qualificação a respeito do reconhecimento de crianças e adolescentes em risco de parada cardiorrespiratória e no desenvolvimento de habilidades cognitivas e psicomotoras para ressuscitação e estabilização.

As aulas foram ministradas pelo dr. João Lourival, presidente da SAP, dr Junko Asakura e dr Cláudio Soriano. Na ocasião, os especialistas apresentaram as novas diretrizes do curso, que tem como foco simular situações desafiadoras da rotina profissional, tal como ocorre durante o atendimento de emergência.

“O curso de Suporte Avançado é extremamente relevante, principalmente por sistematizar as condutas médicas para uma assistência eficiente aos pacientes graves. Realizar a atualização periódica dos pediatras é fundamental para que, durante uma intercorrência ou agravo, o atendimento ocorra prontamente, reduzindo assim as chances de sequelas ou óbito”, pontuou dr. Lourival.

TÓPICOS - Dentre os tópicos abordados pelo curso, destacam-se: a ressuscitação cardiopulmonar precoce, a comunicação de notícias difíceis à família, o acesso precoce ao sistema de emergência e o suporte de vida avançado precoce. No total, 14 profissionais – entre médicos, residentes de pediatria e enfermeiros – foram treinados nos dois dias de atividades práticas e teóricas.

Ainda segundo o presidente da SAP, a filiada tem a intenção de expandir cada vez mais o alcance de suas ações em prol da educação médica. “Para o segundo semestre, por exemplo, estamos planejando levar, em parceria com órgãos públicos, os cursos do Programa de Reanimação Neonatal (PRN-SBP) para diversas cidades do interior. Além disso, também estamos envolvidos na programação da próxima edição da Jornada Alagoana de Pediatria”, adiantou o dr. João Lourival.

Desde 1998, o PALS integra o quadro de ações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) que visam fortalecer a educação dos pediatras brasileiros e ampliar a qualidade dos serviços ofertados à população pediátrica.  Após quase 20 anos desde a sua criação, o programa possui 19 polos de treinamento espalhados pelo País, proporcionando capacitação em ressuscitação de crianças e adolescentes, tendo treinado mais de 10 mil pediatras.