A Sociedade Amazonense de Pediatria (SAPED) realizou o treinamento de cinco novos profissionais de saúde no curso de Suporte Avançado de Vida em Pediatria (PALS, sigla em inglês), do Programa de Reanimação Pediátrica da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). A iniciativa ocorreu na sede da filiada, em Manaus (AM), em 23 e 24 de junho, com o objetivo de preparar os especialistas no reconhecimento precoce e atendimento adequado de crianças e adolescentes com iminente risco de morte ou parada cardiorrespiratória.
De acordo com dr. Cristiano Castanheira, instrutor do Programa e responsável por ministrar as aulas, a qualificação dos médicos no atendimento de emergência é fundamental para prevenir complicações e afastar o risco de morte. “Os prontos-socorros infantis, hospitais gerais e mesmo aqueles situados em cidades do interior têm uma demanda grande de crianças com complicações graves. Isso implica, necessariamente, na possibilidade de parada respiratória. O curso orienta a detectar os riscos de piora e a como realizar o atendimento, caso aconteça uma intercorrência cardiopulmonar”, esclarece.
Com carga total de 16 horas, o curso é composto por diferentes módulos teóricos e práticos, com a apresentação de videoaulas, discussão de casos clínicos e realização de manobras em manequins que simulam situações reais da assistência a vítimas em situações agudas. Ao final do segundo dia de aulas, os alunos são submetidos a provas que avaliam o aprendizado teórico e a capacidade de executar na prática todos os procedimentos ensinados.
“O atual formato do curso foi atualizado a partir das novas diretrizes divulgadas pela American Heart Association (AHA), entidade responsável pelo licenciamento do PALS. Traduzimos o material e incorporamos os conteúdos científicos aos tópicos que já oferecíamos aos especialistas”, informa o coordenador estadual do PALS, dr. Alexandre Miralha, que também esteve presente na ocasião, supervisionando as atividades.
Entre os profissionais treinados, estavam três médicos generalistas que atuam em serviços de emergências de grandes hospitais da região, uma residente de pediatra e uma enfermeira. Todos vieram de diferentes regiões do estado. Os procedimentos repassados no curso de Suporte Avançado de Vida em Pediatria incluem a manobra de ressuscitação cardiopulmonar com um ou mais socorristas, a realização de acesso vascular, o manuseio do desfibrilador externo automático (DEA) e desfibrilador manual, além da utilização de dispositivos de vias aéreas.
Desde 1998, o PALS integra o quadro de ações da SBP para fortalecer a educação dos pediatras brasileiros e ampliar a qualidade dos serviços ofertados à população pediátrica. Após quase 20 anos, desde sua criação, o programa possui 19 polos de treinamento espalhados pelo País, com 236 instrutores credenciados. Apenas entre junho de 2017 e maio de 2018, foram capacitados 1.635 alunos. Ao todo, desde sua criação, já forneceu qualificação em ressuscitação de crianças e adolescentes a mais de 10 mil especialistas.
A SAPED promove edições do curso de Suporte Avançado de Vida em Pediatria com periodicidade bimestral. As próximas aulas estão previstas para ocorrer no início de setembro. Para mais informações e realizar inscrições, basta entrar em contato com a filiada através do e-mail ou telefone.
PEDCAST SBP: "ingestão de corpos estranhos"
23/12/2024 , 14:15Nova live traz atualizações sobre o neurofibromatose tipo 1
23/12/2024 , 09:26Novos fenótipos da Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) é tem...
23/12/2024 , 09:21Especialista da SBP é nomeado para Grupo Consultivo Estratégico s...
23/12/2024 , 09:19SBP cria Grupo de Trabalho para aprofundar estudos sobre a relaçã...
23/12/2024 , 09:13SBP lança atualização do Calendário de Vacinação da Criança e do ...
20/12/2024 , 11:06