Filiada do Maranhão capacita 80 profissionais de saúde em curso de Desenvolvimento e Comportamento Infantil

A Sociedade de Puericultura e Pediatria do Maranhão (SPPMA) realizou em São Luís (MA) o curso "Desenvolvimento e Comportamento Infantil", em continuidade à agenda da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), que disponibiliza o módulo de capacitação às filiadas. O curso teve duração de oito horas e foi coordenado pela presidente do Departamento Científico de Desenvolvimento e Comportamento da SBP, dra. Liubiana Arantes de Araújo, e pela dra. Ana Márcia Guimarães Alves, pediatra, especialista em psiquiatria infantil e membro do Conselho Científico do mesmo departamento.

“Nosso objetivo é ampliar o conhecimento dos pediatras e outros profissionais de saúde que trabalham com a atenção à criança e ao adolescente, para a detecção de transtornos comportamentais e do desenvolvimento na infância, muito prevalentes nos dias atuais”, explica a presidente da SPPMA, dra. Marynéa Silva do Vale.

O treinamento foi realizado no último dia 13 de julho e contou com a participação de pediatras, residentes, acadêmicos de medicina, além de profissionais de outras áreas como psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos. “Superamos as expectativas, com 80 alunos inscritos, que se atualizaram sobre autismo, TDHA, depressão infantil, ansiedade e suicídio, entre outros temas”, conta a dra. Marynea.

CURSOS – A SBP realiza o curso para preparar os profissionais, integrar as visões da pediatria com a psiquiatria, e proporcionar, assim, ferramentas para uma avaliação integral do indivíduo, conforme explica a presidente do DC de Desenvolvimento, dra. Liubiana Arantes. Para ela, é importante a união de esforços na busca da promoção da saúde e bem-estar das crianças brasileiras.

“Com esse Serão, queremos compartilhar os conhecimentos para que os pediatras consigam detectar as alterações que possam sugerir a presença de um transtorno, de modo a instituir a intervenção precoce, que é a mais efetiva para evitar prejuízos e auxiliar a criança e sua família na qualidade de vida”, enfatiza.

Nas duas primeiras edições, o curso levou debates ao Amazonas e Roraima. Para o segundo semestre de 2018, está prevista ainda a realização da quarta edição do curso no Distrito Federal (DF).