Filiadas da SBP de todo o País promovem ações em prol da Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência

Instituída em 2019, a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência é celebrado de 1 a 8 de fevereiro, e as filiadas da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) promovem ações que têm como objetivo conscientizar os adolescentes sobre medidas preventivas e educativas em prol da redução da incidência de gravidez nessa faixa etária. “A gravidez na adolescência pode colocar em risco a vida da gestante e do bebê. Os pediatras brasileiros têm um papel fundamental de estimular em sua prática clínica o diálogo e, consequentemente, a conscientização dos adolescentes e suas famílias”, enfatiza a presidente da SBP, dra. Luciana Rodrigues Silva. 

A presidente do Departamento de Adolescência da SBP, dra. Alda Elizabeth Azevedo, destaca a gravidez na adolescência como uma questão de saúde pública. “A gestação precoce tira desses adolescentes a perspectiva de estudo, de reconhecimento social e profissional. Eles deixam de ser vistos como crianças e passam a ser vistos como mães e pais”, analisa. Para alertar sobre essas e outras questões, a SBP acaba de lançar uma campanha em relação a essa data, e para o sucesso da ação é imprescindível a participação das filiadas. Foram elaboradas peças especialmente para essa iniciativa, que podem ser baixadas neste link. As artes são editáveis para que as filiadas incluam as suas logomarcas. 

CONFIRA A SEGUIR AS AÇÕES DAS FILIADAS NOS ESTADOS


ACRE – A Sociedade Acreana de Pediatria (SAP) aderiu à campanha da SBP em prol da prevenção da gravidez na adolescência. A entidade publicou, ainda, um vídeo em seu Instagram, no qual exalta a importância da educação sexual; da apresentação de diferentes métodos contraceptivos; e do atendimento médicos para sanar dúvidas e orientar os adolescentes. Além disso, no material são destacadas as possíveis consequências de uma gestação precoce para as mães e para os bebês.

AMAZONAS – A Sociedade Amazonense de Pediatria (Saped), em parceria com a SBP, elaborou um card para lembrar a data, no qual destaca: “Não troque seu boletim por fraldas”.  Além disso, o material, divulgado no Instagram da entidade, informa a alta taxa de gestação na adolescência no Brasil, com cerca de 400 mil casos por ano. A entidade promoverá também, na próxima segunda-feira (14), às 20h, a live “Gravidez na adolescência: o papel do pediatra e do ginecologista para a prevenção”. O evento será transmitido no Facebook da Saped, e contará com a moderação da dra. Renata Amorim e com as debatedoras: dra. Sigrid Cardoso; dra. Carolina Cresciulo; e dra. Patrícia Leite.

BAHIA
– A Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape) também participa da campanha da SBP em suas redes sociais, fazendo um alerta para a os riscos e consequências de uma gravidez na adolescência. E também lança uma campanha com o mote "Engravidar tem hora. E não é agora". As ações podem ser acompanhadas no Instagram e no Facebook da entidade.

MARANHÃO – A Sociedade de Puericultura e Pediatria do Maranhão (SPPMA) lançou um card especial para a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência. No material, a entidade expressa a frase “Acredite, você pode evitar”.

MATO GROSSO – A Sociedade Mato-grossense de Pediatria (Somape) lançou uma campanha em seu Instagram com o lema “Gravidez não é brincadeira”. Para a ação, a entidade publicou um vídeo com mensagens que incentivam que todos os profissionais de saúde orientem os adolescentes sobre sexualidade, planejamento familiar, saúde física e emocional.

MATO GROSSO DO SUL – Para a data, a Sociedade de Pediatria do Mato Grosso do Sul (SPMS) publicou em seu Instagram uma mensagem na qual frisa as possíveis consequências de uma gravidez na adolescência, como: o abandono dos estudos; dificuldades no mercado de trabalho; crianças crescendo sem suporte adequado; e exposição dos jovens a vários riscos à saúde. Além disso, a presidente da SMPS, dra. Carmen Lúcia de Almeida Santos, gravou um vídeo, salvo nos destaques, sobre a importância dessa data. 

PARÁ -  A Sociedade Paraense de Pediatria (Sopape) promoverá no próximo dia 23 o webinário gratuito “IV Fórum de Prevenção da Gravidez na Adolescência”. O evento acontecerá virtualmente das 14h às 17h30, e contará com a moderação da presidente da Sopape, dra. Vilma Hutim. Serão abordados os seguintes temas: “Atenção integral ao adolescente: desafios na prevenção da gravidez na adolescência”; “Situação da gravidez na adolescência em tempos de pandemia”; Perfil epidemiológico das mães adolescentes no Estado do Pará; e “Perfil epidemiológico das grávidas atendidas na Fundação Para-Paz”. Para se inscrever e para mais informações, acesse o site: https://makadu.live/pediatria-sopape-iv-forum-de-prevencao-da-gravidez-na-adolescencia/

PARANÁ – A Sociedade Paranaense de Pediatria (SPP), em parceria com a SBP e com a Liga de Pediatria do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie, elaborou um card especial para a data, com o lema: “Gravidez na adolescência: Não troque o seu boletim por boleto de fralda”. No material, a entidade destaca que, no Brasil, a cada cinco bebês que nascem, um é filho de mãe adolescente. Além disso, frisa a importância da busca por um médico para ter acesso às formas corretas de prevenção. 

PERNAMBUCO – A Sociedade de Pediatria de Pernambuco (Sopepe) realiza no próximo dia 19, das 9h às 11h, uma roda de conversa virtual com o tema “Tudo pode vir a seu tempo: prevenção de gravidez na adolescência”. A live será transmitida na plataforma makadu.live, e contará com a mediação da dra. Betinha Fernandes, membro do Comitê de Adolescentes da SBP; e com as convidadas: dra. Elizangela Pessoa de Melo e dra. Tânia Marinho. Ainda farão parte da roda de conversa: Thaís do Nascimento Batista; Jairo Reinaldo Marques da Silva; Marina Saggioro; e Francisco Antônio Junior, diretor do Colégio Estadual de Olinda.

SERGIPE – Da mesma forma, a Sociedade Sergipana de Pediatria (Sosepe) também publicou um card para a data no Instagram da entidade. O material traz a frase: “Gravidez na adolescência não é brincadeira! Previna-se”. 

TOCANTINS – A Sociedade Tocantinense de Pediatria (STOP) também buscou, através de cards, publicados no Instagram da entidade, emitir mensagens sobre o quão fundamental é a educação sexual integrada e compreensiva como parte da promoção do bem-estar de adolescentes e jovens. Além disso, a STOP produziu um vídeo no qual transmite uma mensagem da diretora científica da entidade, dra. Rebeca Garcia de Paula, frisando a importância da prevenção.