Filiadas da SBP engajam profissionais de saúde e adolescentes em atividades para prevenção da gravidez precoce

Em alusão à Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência – celebrada de 1º a 7 de fevereiro –, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e suas filiadas estaduais promoveram diferentes atividades, durante o mês de fevereiro, nas cinco regiões do País. Fóruns, cursos, rodas de conversa e colaborações em veículos de imprensa foram algumas das iniciativas empreendidas. No geral, as ações tiveram o intuito de disseminar informações relevantes sobre saúde sexual e reprodutiva entre os adolescentes, assim como capacitar os profissionais de saúde através de conhecimento científico atualizado. 

Além disso, o engajamento coletivo dos pediatras – com abrangência de Norte a Sul – destacou a importância do estímulo à educação embasada em orientações amplamente discutidas e cientificamente reconhecidas e reforçou a necessidade de ampliação dos atuais programas de planejamento familiar através do aprimoramento dos serviços de assistência integral voltados para o adolescente.

Para a presidente da SBP, dra. Luciana Rodrigues Silva, os esforços demonstram o compromisso da entidade e de seus associados com a redução dos atuais índices de gravidez precoce no Brasil. “A prevenção da gestação na adolescência precisa ser entendida em seu sentido amplo, com foco na assistência contínua da população pediátrica. É fundamental estarmos atentos a essa realidade, cobrando políticas públicas mais eficazes e estabelecendo o diálogo com o paciente e sua família no dia a dia do atendimento”, salientou.

Veja aqui as atividades realizadas pelas Filiadas em 2020.