“O Começo da Vida”, documentário que explora o impacto dos primeiros anos de vida no desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças, acaba de ser lançado mundialmente nas plataformas Netflix, iTunes e Google Play. Apoiado pelo UNICEF, Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Bernard Van Leer Foundation e pelo Instituto Alana, o filme é dirigido por Estela Renner (Muito Além do Peso e Criança, a Alma do Negócio), produzido pela Maria Farinha Filmes e conta com depoimentos da modelo Gisele Bündchen e do Prémio Nobel em Economia, James Heckman, entre outros.
Tomando como base a constatação de que os bebês se desenvolvem não apenas a partir de seu DNA, mas da combinação entre sua carga genética e as relações com aqueles que os rodeiam, o trabalho mostra o início da vida de crianças, bem como suas famílias, deixando claro, como salienta Pia Britto, chefe de Desenvolvimento na Primeira Infância do UNICEF, a necessidade de os pequenos se sentirem protegidos, cuidados e amados – “elementos-chave” em sua formação.
Filmado na Argentina, Brasil, Canadá, China, França, Itália, Quênia e Estados Unidos, o filme evidencia diferenças culturais, de classes socais, discute temas com a “licença-maternidade”, a paternidade, as chamadas “novas famílias”, além de questões como a pobreza e os direitos infantis. Realidades relacionadas à violência, dentre as quais, a negligência, são algumas das que aparecem ao longo de 90 minutos.
Sobre a importância da fase da vida tratada, a cineasta Estela Renner comenta: “lembranças emocionais, tanto para o bem quanto para o mal, têm um peso muito maior durante esse período, que é um tempo de formação, criação e estruturação dos indivíduos”. Para James Heckman, “cuidar dos bebês é o melhor investimento a ser feito pela humanidade”. A película foi dublada em seis idiomas e legendada em 21.
Ficha Técnica:
Direção: Estela Renner
Montadora: Jordana Berg
Roteiro: Estela Renner
Direção de fotografia: Janice D’Ávila
Produção: Maria Farinha Filmes, Estela Renner, Luana Lobo e Marcos Nisti
Assistente de direção: Mari Mitre
Direção de Produção: Juliana Borges
Trilha Sonora: Ed Côrtes
Argumento: Ana Lucia Villela e Estela Renner
Apresentado por: Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Bernard Van Leer Foundation, Instituto Alana e UNICEF Apoio: Ashoka, World Bank Group, UBS Optimus Foundation, Johnson’s, Huggies, Natura, Amil, Pompom, TAM e SENAC. Apoio de Divulgação: Ministério do Desenvolvimento Social, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Ceará, Secretaria de Educação do Estado da Bahia, Secretaria de Saúde do Governo do Estado de São Paulo, Rede SESC.
Nota de pesar | Sr. Djalma Rodrigues
08/01/2025 , 08:12PEDCAST SBP: "Viagens com crianças: cuidados necessários"
08/01/2025 , 08:05PEDCAST SBP: "Uso de telas nas férias: qual o tempo ideal?"
30/12/2024 , 14:53Nota de pesar | Prof.º Dr. Dioclécio Campos Júnior, ex-presidente...
27/12/2024 , 20:13PEDCAST SBP: "ingestão de corpos estranhos"
23/12/2024 , 14:15Nova live traz atualizações sobre o neurofibromatose tipo 1
23/12/2024 , 09:26