Fluxo contínuo: novo volume da revista Residência Pediátrica já está disponível para leitura e download


Artigos do volume 9, número 2, da revista Residência Pediátrica (RP) já estão liberados para acesso. Em constante atualização por meio do fluxo contínuo, a publicação é atualizada oportunamente com novos textos disponíveis para leitura e download, o que dá mais dinamismo à circulação da produção científica no País e contribui para a formação acadêmica dos residentes.

ACESSE AQUI OS ARTIGOS DO NOVO NÚMERO DA REVISTA RP.

Em um dos estudos publicados, na seção “Artigos Originais”, os autores abordam o conhecimento dos pediatras sobre a obstrução congênita das vias lacrimais. A pesquisa observacional utilizou um questionário desenvolvido pelos autores para avaliar a atenção primária da ONLC realizada pelos pediatras e suas percepções sobre a condição.

Já no artigo “Avaliação da adequação do uso de hemocomponentes em pacientes pediátricos não críticos”, os autores buscaram expor as características epidemiológicas dos receptores de hemocomponentes e as características técnicas dos produtos utilizados nos pacientes não críticos de um hospital pediátrico terciário. Ainda avaliam a adequação das transfusões de hemocomponentes, em conformidade com as diretrizes apresentadas pelo British Committee for Standards in Hematology (BCSH).

Na editoria “Relatos de Casos”, o artigo “Eritema nodoso por contraceptivo injetável em pediatria” traz a história de transtorno em adolescente cuja etiologia suspeita foi o uso de anticoncepcional hormonal combinado injetável. O texto “Hepatite autoimune tipo II em criança” aborda a hepatopatia grave, que ocorre em adultos e crianças, sendo particularmente mais agressiva na infância. Esta condição pode ser dividida em hepatite autoimune tipo I e tipo II, sendo que a presença de autoanticorpos é o que as diferencia uma das outras.

FIQUE POR DENTRO – Para conhecer todas as novidades sobre a revista RP, acesse as redes sociais da publicação: Instagram, Facebook, LinkedIn e SoundCloud.