Nos próximos dias 14 e 15 de junho, acontecerá em Brasília (DF) o Fórum “Programa de Residência Médica: uma realidade a ser construída por todos”. O evento é promovido pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), e tem como objetivo debater a implementação da Residência em Pediatria de três anos, a qualidade do atual currículo e formação profissional do médico especializado no atendimento de crianças e adolescentes.
De acordo com a dra. Ana Zöllner, coordenadora de Residência e Estágios em Pediatria da SBP e uma das palestrantes no evento, é importante o amplo debate sobre o tema, pois a última diretriz dos programas de residência se deu em 2006 e muitos avanços ocorreram desde então. “Os novos conhecimentos trazem demandas cada vez maiores e diversificadas, além da própria evolução humana, que modifica o perfil da população, demandando nas crianças e adolescentes novas necessidades em seu cuidado cotidiano”, comenta ela.
A pediatra ressalta ainda que a participação de representantes de entidades médicas, professores, preceptores e residentes é primordial para que seja feita uma reflexão sobre o cenário atual do País e sobre o ensino médico. “A SBP tem o compromisso de apoiar e buscar alternativas para que a implantação do currículo de três anos seja gradativa, qualificada e participativa. Esta tem sido a tônica da atual gestão”, disse.
CLIQUE AQUI E CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO - No dia 14, a partir das 14h, dra. Luciana Rodrigues Silva, presidente da SBP, participará da mesa de abertura, apresentando a visão da instituição a respeito de como deve ocorrer a formação acadêmica do pediatra. Na ocasião, o presidente do CFM, dr. Carlos Vital, e a secretária-executiva da CNRM, dra. Rosana Leite, também estarão presentes.
Na sequência, as atividades serão destinadas a tratar da implantação dos três anos de residência. Entre os temas abordados estão a proposta do Grupo de Trabalho da SBP sobre o tema, com a participação da, dra. Ana Cristina Ribeiro Zöllner; as expectativas dos Presidentes das Comissões Estaduais de Residência Médica (CEREMs), representados pela dra. Tânia Denise Resener; e as expectativas dos preceptores, com a dra. Susana Maciel Wuillaume.
No dia 15, serão discutidas a atual situação dos programas que já implementaram o novo modelo e as perspectivas futuras para as diferentes regiões do País. Participarão do debate pediatras das cinco regiões do País: dr. Aurimery Gomes Chermont, representando a Região Norte; dra. Helita Regina Cardoso de Azevedo (Nordeste); dra. Marise Helena Cardoso Tófoli (Centro-Oeste); dr. Silvio da Rocha Carvalho (Sudeste); e dr. Paulo de Jesus Nader (Sul).
A programação conta ainda com uma palestra do presidente da Sociedade de Pediatria de Pernambuco (Sopepe), dr. Eduardo Jorge da Fonseca Lima, sobre “O que os três anos trouxeram para a formação dos novos pediatras”. As inscrições são gratuitas. Os interessados devem entrar em contato com a SBP pelo e-mail [email protected] e encaminhar nome completo, número de documento de identidade e telefone de contato.
PEDCAST SBP: "Uso de telas nas férias: qual o tempo ideal?"
30/12/2024 , 14:53Nota de pesar | Prof.º Dr. Dioclécio Campos Júnior, ex-presidente...
27/12/2024 , 20:13PEDCAST SBP: "ingestão de corpos estranhos"
23/12/2024 , 14:15Nova live traz atualizações sobre o neurofibromatose tipo 1
23/12/2024 , 09:26Novos fenótipos da Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) é tem...
23/12/2024 , 09:21Especialista da SBP é nomeado para Grupo Consultivo Estratégico s...
23/12/2024 , 09:19