O novo Conselho Curador da Fundação Sociedade Brasileira de Pediatria (FSBP) reafirmou seu compromisso com a utilização responsável das verbas e a implementação de políticas em prol da infância e da adolescência. Essa foi a tônica da segunda reunião ordinária de 2016, deste grupo, realizada dia 9 (sexta-feira), em São Paulo (SP). No encontro, também foi apresentado o planejamento para 2017.
Entre as atividades previstas para o próximo ano, a Fundação lista a realização de, pelo menos, quatro grandes eventos e congressos, além do lançamento de quatro edições eletrônicas da Revista Residência Pediátrica, do Jornal de Pediatria e de publicações de atualização, como o Programa de Neonatologia (PRORN). Novos cursos e campanhas de interesse dos pediatras também estão na programação.
EVENTOS – Para 2017, a Fundação prevê recursos para a realização do 12º Simpósio Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia; do 14º Congresso Brasileiro de Alergia Pediátrica; do 14º Congresso Brasileiro de Vacinas; e do 38º Congresso Brasileiro de Pediatria. Sobre este último, que será realizado em Fortaleza (CE), entre os dias 10 e 14 de outubro, a professora dra. Anamaria Cavalcante e Silva, presidente do evento, apresentou a programação preliminar do encontro.
No encontro, em São Paulo, também foram apresentadas experiências de campanhas exitosas voltadas para o bem-estar das crianças e adolescentes. Uma delas foi a campanha global Image Gently, lançada nos Estados Unidos, em 2007, e difundida em todos os continentes para a conscientização na utilização racional da radiação ionizante recebidas pelas crianças nos exames de raio-x e tomografias computadorizadas.
A ideia foi apresentada pelo dr. Victor Horácio da Costa Junior, das coordenações de Pós-Graduação e de Residência e Estágios em Pediatria da SBP. Outras sugestões de campanhas a serem encampadas pelas pediatrias nos próximos anos também foram apresentadas e deverão ser divulgadas ao público, oportunamente.
EDUCAÇÃO – Outra frente de atuação que recebeu destaque durante a reunião foi o Programa de Reanimação Pediátrica. Segundo exposição do dr. Alexandre Ferreira, da Coordenação PALS – Reanimação Pediátrica, atualmente a iniciativa conta com 18 polos de treinamento, totalizando 210 instrutores, devidamente treinados e capacitados para ministrar os cursos em seus respectivos polos. “O Centro de Treinamento da Fundação Sociedade Brasileira de Pediatria possui credenciamento junto à American Heart Association desde 2008 para os cursos Suporte Básico de Vida (BLS) e Suporte Básico de Vida Pediátrico (PALS)”, destacou.
Já a dra. Ruth Guinsburg, da Coordenação do Programa de Reanimação Neonatal, apresentou aos participantes as diretrizes do trabalho para o período de 2016 a 2020. Ela também listou os principais resultados da ação alcançados ao longo dos últimos anos. Criado em 1994, o PRN da SBP já certificou quase 90 mil profissionais (em torno de 30 por dia). Para 2017, um curso online de reciclagem para os já certificados está sendo elaborado.
Responsável por gerenciar os recursos financeiros da SBP, a Fundação também tem como objetivo apoiar atividades culturais, de ensino, pesquisa e de assistência à criança, ao adolescente e à família, convertendo números e cifras em grandes campanhas sociais. A FSBP ainda administra os congressos pediátricos, gerenciando a seção financeira, além dos recursos de programas de educação continuada, do Memorial da Pediatria Brasileira e as publicações científicas e institucionais.
PED CAST SBP | "Puericultura: entenda os marcos do desenvolviment...
25/11/2024 , 10:33E-book relembra os 40 anos do Departamento de Saúde Escolar da SB...
25/11/2024 , 09:10Volume 14, número 3, da revista RP já está disponível para leitur...
25/11/2024 , 09:07Representante da SBP participa de 2º Simpósio sobre Doenças Crôni...
21/11/2024 , 14:53Departamentos Científicos e Grupos de Trabalho da SBP apresentam ...
18/11/2024 , 12:16JPed: acesse agora os artigos do volume 100 - edição 6
18/11/2024 , 12:18