O Ceará desponta como importante região para a reumatopediatria brasileira. Um grupo formado por seis pediatras cearenses, todos membros da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), vem trabalhando diretamente com o ensino da reumatologia pediátrica há cerca de dez anos. Em 2013, criaram a residência nesta área do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), a única do eixo Norte-Nordeste e uma das poucas desta especialidade no País. Percebendo a necessidade de uma literatura voltada para este público-alvo, produziram o livro “Reumatologia Pediátrica para o Residente”, obra lançada no final do ano passado pela Editora Atheneu.
CLIQUE AQUI E ACESSE A PUBLICAÇÃO
O grupo é composto pelos drs.: Carlos Nobre Rabelo Júnior; Marco Felipe Castro da Silva; Míria Paula Vieira Cavalcante; Natalia Gomes Iannini; José Sávio Menezes Parente; e Larissa Elias Pinho. “No Brasil e no Ceará, a reumatologia pediátrica vem cada vez mais se expandindo e conquistando espaço, mas ainda temos um número pequeno de livros destinados a essa especialidade. Por isso, entendemos que era essencial esse trabalho”, afirma dr. Rabelo Júnior, editor e organizador da obra.
A publicação tem como objetivo proporcionar ao médico residente o acesso aos principais temas da especialidade de forma clara, objetiva e atualizada. Versando sobre os mais diversos assuntos, aborda a anamnese e exame físico; medicamentos mais utilizados; artrites relacionadas a infecções; artrites crônicas; doenças do tecido conjuntivo; vasculites primárias; síndromes autoinflamatórias, entre outros.
“O público-alvo são médicos residentes de pediatria geral, reumatologia geral e reumatologia pediátrica. Porém, acredito que também seja uma obra bastante válida aos médicos já especialistas e aos acadêmicos de medicina”, detalha dr. Carlos, responsável também pela Unidade de Reumatologia Pediátrica dos dois hospitais com estes setores em Fortaleza – Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS).
Eleições SBP | Chapa “A voz da pediatria” é homologada pela Comis...
03/04/2025 , 11:27Estão abertas as inscrições para vaga de acadêmico titular da ABP...
03/04/2025 , 10:20PED CAST SBP: A criança autista e o uso de tecnologias
02/04/2025 , 13:3817º Alergoped reúne mais de 750 congressistas em São Paulo para d...
28/03/2025 , 14:4617º Alergoped | Impacto das alterações climáticas na saúde de cri...
28/03/2025 , 14:23SBP e ASBAI atualizam terapêuticas em casos de alergia alimentar
27/03/2025 , 14:05