História de adoção como conto de fadas é lançada no 24º Congresso de Perinatologia

O estande da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), no 24º Congresso Brasileiro de Perinatologia, evento realizado em Natal (RN), foi palco do lançamento do livro “A adoção de um príncipe”, de autoria do pequeno Pedro Abdon Cruz Bezzerra, de 10 anos. A obra relata o processo de adoção feito pela família dele e foi publicada com o apoio da Sociedade de Pediatria do Rio Grande Norte (Sopern).

“A Sopern não só ‘receita livros’ para que os pais leiam para seus filhos como também incentiva e apoia a escrita das histórias pelas crianças do Brasil. Que, a partir de agora, muitos Pedros Abdons possam transformar o mundo da imaginação em realidade”, destacou a presidente da Sopern, dra. Katia Correia Lima.

HOMENAGEM - Segundo Pedro, tudo começou com um trabalho de escola, quando estava no terceiro ano do Ensino Fundamental, que estimulou o envolvimento dos alunos com a leitura e a escrita. “Era para escrever um livro em homenagem à família e perguntei à professora se poderia falar sobre a minha história. Contei a minha história de adoção como um conto de fadas”, relembrou.

“Depois que a história ficou pronta, eu mostrei a meus pais e disse que gostaria de publicar. A partir daí se empenharam para que isso acontecesse”, completou o jovem autor. Pedro espera que o livro seja uma inspiração à adoção e que as crianças, que estão à espera de um lar, não percam a esperança. “Deus envia uma pessoa à Terra para viver com a família e não para ser abandonada ou viver sozinha”, observou.

Nascido em 26 de abril de 2008, na Casa de Saúde Petrópolis, em Natal (RN), Pedro teve sua iniciação pedagógica na Unidade de Educação Infantil (UEI) no Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), sendo recomendado a ingressar em uma escola regular para que o seu desenvolvimento e capacidade educacional fossem logo explorados.

Foi então matriculado no Colégio Nossa Senhora das Neves, onde até o momento permanece como aluno, cursando a 5ª série do Ensino Fundamental. Com apenas dez anos de idade, já está escrevendo seu segundo livro – cujo título provisório é “Vida de criança”. Nele, relata o seu cotidiano a partir de seu envolvimento com a escola, a família e os amigos.

EMOÇÃO – A mãe de Pedro, Maria Cleide da Cruz, ficou surpresa e orgulhosa com o livro. “Quando encontramos o livro em casa, nós ficamos emocionados. Sou grata pelo dom que Deus deu a ele”, disse. Amanda Cruz Bezerra, irmã de Pedro, também elogia o trabalho. “Esse livro mostra o quanto o amor nada mais é do que uma troca: quanto mais se dá, mais se recebe. Conta, de uma forma inocente, acolhedora e muito linda, a história do meu irmão, mostrando que no final o amor sempre vence”, acrescentou.

“Vejo que valeu a pena todo o processo burocrático de adoção, feito através da 2ª Vara da Infância e da Juventude. Se eu pudesse, adotaria mais ainda. Pedro vive pedindo para que adotemos mais um filho, mas eu falo que a adoção deve ser consciente, para que os pais possam dar ao filho toda a estrutura familiar e de educação necessárias à sua formação como ser humano”, finalizou Abdon Bezerra, pai do autor.