Hospital Central de Nampula, na África, recebe treinamentos do PRN-SBP

Começaram nesta segunda-feira (6) os treinamentos do PRN-SBP no Hospital Central de Nampula, referência na Região Norte de Moçambique, na África. São 36 médicos(as) e 35 enfermeiros(as) e técnicos de enfermagem sendo treinados em reanimação neonatal, com ênfase no trabalho em equipe, cada qual dentro de seu escopo de atuação.

"O PRN-SBP cruza o Atlântico para propiciar maior expectativa de nascimento seguro aos recém-nascidos locais, auxiliando e interagindo com nossos colegas pediatras africanos, transferindo e multiplicando evidências científicas e com grande respeito à diversidade", ressalta o presidente da SBP, Dr. Clóvis Francisco Constantino.

O país tem apresentado uma redução importante da mortalidade infantil nos últimos anos (TMI 22/23: 39/1000 nascidos vivos, segundo relatório Unicef), com uma maior concentração de óbitos infantis ocorrendo no período neonatal (primeiros 28 dias de vida), consequentemente o treinamento tem um potencial de incrementar a redução da mortalidade neonatal.

“Atualmente, 67,5% dos nascimentos em Moçambique são assistidos por um profissional de saúde e 64,5% foram atrasados ​​em uma unidade de saúde. Esses números vêm aumentando. Em 2011 estavam próximos de 50%. Assim, treinar um número expressivo de profissionais tem o potencial de gerar uma cultura de valorização do nascimento seguro que pode ser disseminada e capilarizada, com impacto no componente neonatal da mortalidade infantil. Percebe-se a excitação durante os treinamentos (formação, como dizem aqui) visto que muitos dos médicos participantes fazem parte de uma jovem geração de médicos formados em Moçambique”, comenta a coordenadora dos treinamentos do PRN-SBP em Moçambique, dra. Marcela Damásio.

A cooperação técnica é organizada e financiada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC/MRE) com o apoio da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Sociedade Mineira de Pediatria (SMP) em parceria com o Ministério da Saúde de Moçambique (MISAU) e a Associação Moçambicana de Pediatria (AMOPE).