O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) recebeu neste mês de dezembro o selo de “Acreditado com Excelência”, conferido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Esse novo nível de acreditação, resultado de processo de avaliação realizado em novembro, reconhece instituições de saúde que atingem padrões elevados de segurança, qualidade e gestão integrada, além de considerar que a cultura organizacional busca a melhora contínua.
Para dra. Elisa de Carvalho, membro do Departamento Científico de Gastrenterologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e diretora clínica do HCB, essa avaliação mostra a importância do Hospital público de qualidade. “Acreditamos em um serviço público de qualidade e lutamos por isso. O Hospital possui todas as áreas de atuação e tem como missão a pediatria terciária. O ONA nível 1 nos conferiu o certificado de segurança do paciente. É a realização de um sonho e que agora temos a responsabilidade maior ainda de mantermos”, explicitou.
A gastroenterologista pediátrica lembra das dificuldades impostas pela pandemia de Covid-19 e como foi preciso se reinventar em 2020. “Mesmo num ano de pandemia, em que os desafios foram maiores, conseguimos superar limites. Tivemos que aprender novas habilidades e crescer. Nos adaptamos a um novo esquema de trabalho e garantimos a continuidade da terapêutica dos pacientes”, declarou dra. Elisa.
O HCB é o primeiro “Acreditado com Excelência” da rede pública do Distrito Federal. A unidade passou a integrar o grupo dos 331 hospitais certificados pela ONA, sendo que deste total, 166 possuem o nível mais alto de certificação e apenas 26 são hospitais públicos. No Brasil, além do HCB, outros dois hospitais públicos pediátricos possuem esse nível: um em São Paulo e outro no Pará.
O novo nível de acreditação, classificou a segurança do HCB como nível 1 e a gestão como 2. Além disso, o Hospital da Criança de Brasília recebeu o reconhecimento de outras instituições em 2020. A Fundação Instituto de Administração (FIA) concedeu à unidade o prêmio "Latin American Quality Awards 2020", pela gestão de negócios, comprometimento com o modelo de excelência Lean e desenvolvimento abrangente comprometidos em alcançar o futuro ideal para o ano de 2030.
A unidade de saúde também conquistou o Certificado de Qualidade do Ambiente de Trabalho da FIA. O documento reconhece o esforço da gestão em promover um ambiente profissional harmonioso e agradável. Em pesquisa de clima organizacional realizada em 2020, foi alcançado o índice de satisfação de quase 80% dos funcionários. A pesquisa também apontou que 93% sentem orgulho de trabalhar no HCB.
*Com informações do Correio Braziliense e da Assessoria do HCB.
Nota de pesar | Prof.º Dr. Dioclécio Campos Júnior, ex-presidente...
27/12/2024 , 20:13PEDCAST SBP: "ingestão de corpos estranhos"
23/12/2024 , 14:15Nova live traz atualizações sobre o neurofibromatose tipo 1
23/12/2024 , 09:26Novos fenótipos da Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) é tem...
23/12/2024 , 09:21Especialista da SBP é nomeado para Grupo Consultivo Estratégico s...
23/12/2024 , 09:19SBP cria Grupo de Trabalho para aprofundar estudos sobre a relaçã...
23/12/2024 , 09:13