I Simpósio de Pediatria do Oeste da Bahia será realizado no interior do estado

Acontece nos dias 31 de agosto e 1º de setembro o I Simpósio de Pediatria do Oeste da Bahia, primeiro evento da categoria a ser realizado em Barreiras (BA), a 873 km da capital baiana. O encontro é ima realização da Liga Acadêmica de Pediatria da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), com o apoio das Sociedades Brasileira e Baiana de Pediatria. “Esta é uma excelente oportunidade para atualização científica e troca de experiências entre os pediatras participantes, assim como para conhecer as atividades mantidas pela Liga e pelos acadêmicos do curso de medicina”, destaca a presidente da SBP, dra. Luciana Rodrigues Silva.

Voltado aos médicos, residentes e acadêmicos de medicina, além de outros cursos da área da saúde, o Simpósio terá uma programação composta por temas atuais e relevantes para a atuação na prática pediátrica. Na sexta-feira (31), serão debatidos os temas “Traumatismo cranioencefálico (TCE) na infância”, com o dr. Luiz Fernando Lima; “Convulsão febril”, conduzido pela dra. Fabiana Zschaber; “Corpo estranho”, com o dr. João Maurício Araújo; e “Abdome agudo no pronto socorro”, pelo dr. Angevaldo Lima.

ACESSE AQUI A PROGRAMAÇÃO COMPLETA.

No dia 1º (sábado), a dra. Laila Ramalho falará sobre “A criança vítima de maus tratos: sinais de alerta!”. Em seguida, o dr. Luciano Reale abordará o “Uso racional de antibióticos na pediatria”. O Simpósio tratará ainda temas como “Diagnosticando olho vermelho: o que fazer e quando encaminhar”, com a dra. Clarissa Bessa; “Diagnóstico diferencial das anemias: interpretação do hemograma e condutas!”, com a dra. Ariadne Godinho; e “Lesões dermatológicas: diagnóstico diferencial de Hanseníase”, com o dr. Marco Andrey.

No mesmo dia, estão previstas as palestras sobre “Faringoamigdalite, sinusite e otite média aguda”, com a dra. Lívia Gonzaga; “Doença do Refluxo Gastroesofágico”, com a dra. Natália Cunha; “Diagnóstico radiológico em pediatria: principais sinais”, com o dr. Stéfano Queiroz; “Insuficiência cardíaca na infância”, com a dra. Elane Costa; “O reconhecimento do paciente grave”, com a dra. Luanda Flores.

Encerrando o evento, será realizada a mesa-redonda “Controvérsias em vitamina D: quando suplementar?”, com os drs. João Maurício Araújo; Lancoster Dinis; Marcos Pereira e Myrtes Bezerra.

O Simpósio terá também um espaço para apresentações orais dos dois melhores trabalhos científicos e de pôsteres. As inscrições poderão ser feitas até o próximo sábado (11) no link https://www.simposiolaped.com/inscricoes e os valores variam conforme a categoria disposta na tabela vigente.