IFF divulga documento sobre os aspectos clínicos e epidemiológicos da Covid-19 na infância e adolescência


Para abordar os aspectos clínicos e epidemiológicos da Covid-19 na infância e adolescência, o Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF), da Fundação Oswaldo Cruz (IFF/Fiocruz), divulgou o documento “Covid-19 e a saúde da criança e do adolescente”. O objetivo da publicação é contribuir para a análise, planejamento e tomada de decisão de gestores e profissionais de saúde na proteção e cuidado à saúde de crianças e adolescentes no Brasil.

ACESSE AQUI O DOCUMENTO NA ÍNTEGRA.

“Esse é um documento de extrema importância para que todos os pediatras leiam e fiquem por dentro dos aspectos clínicos e epidemiológicos da Covid-19 na infância e adolescência, pois traz estudos recentes e orientações para a prática clínica cotidiana”, ressalta o 2º vice-presidente da SBP, dr. Edson Ferreira Liberal.

Ao longo de 79 páginas, o documento aborda os efeitos diretos e indiretos da Covid-19 na saúde da criança e do adolescente; os aspectos epidemiológicos da doença; e a Síndrome Inflamatória Multissistêmica (MIS-C). O documento também aborda os desafios para a cobertura vacinal e para o atendimento ambulatorial e a atenção no período neonatal.

Também são apresentadas as repercussões futuras da saúde mental durante a pandemia; os aspectos nutricionais; as imunizações e a queda na cobertura vacinal como consequência da Covid-19; as atividades físicas das crianças e adolescentes no contexto da pandemia de Covid-19; a atenção no período neonatal, o atendimento ambulatorial de crianças e adolescentes; e as desigualdades sociais e as políticas públicas.