II Jornada de Pediatria da Soespe promove debate entre especialistas capixabas

Estimular o debate a respeito do diagnóstico e tratamento de doenças com grande prevalência entre a população pediátrica foi o mote da II Jornada de Pediatria promovida pela Sociedade Espiritossantense de Pediatria (Soespe). O evento, realizado entre 5 e 6 de outubro, em Vitória (ES), reuniu cerca de 90 especialistas e teve como objetivo capacitar os pediatras para ampliar a qualidade do atendimento oferecido a crianças e adolescentes da região.

Segundo o presidente da filiada, dr. Rodrigo Aboudib, o evento faz parte dos serviços de educação continuada prestados pela Soespe aos seus associados. “Além de abordar os assuntos mais relevantes e recorrentes no dia a dia, a Jornada propicia uma profícua troca de experiência entre os profissionais.  É uma oportunidade de aprofundar conhecimentos e reforçar o engajamento dos pediatras locais junto à entidade”, afirmou.

A mesa-redonda sobre “Traumas leves e moderados – primeiro atendimento” abriu as atividades do encontro, com discussões focadas em traumatismos cranioencefálico, de tórax e abdômen. Na sequência, foram conduzidas palestras a respeito dos temas “O que há de novo na Sepse?”; “Seguimento ambulatorial do prematuro”; e “Arboviroses emergentes – dengue, febre do nilo, febre amarela e chikungunya”.

No período da tarde, a mesa-redonda “Infecção Neonatal – discussão de casos clínicos” ganhou a atenção da plateia, em especial com as discussões a respeito de sífilis, toxoplasmose, varicela e coqueluche. A programação contou ainda com a participação do dr. José Geraldo Leite, membro do Departamento Científico de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), que ministrou conferência especial sobre “Meningococo e Pneumococo”.

Durante o evento, também ocorreram debates sobre “A influência das mídias eletrônica no comportamento infantil”, com exposições da psicóloga Daniela Reis e Silva e do neuropediatra Thiago Gusmão. As abordagens e novas condutas para “Tratamento de epilepsias” e “Cefaleia na infância e adolescência” encerraram as atividades do encontro.

“Devido a qualidade das apresentações e a possibilidade de interação do público com os palestrantes, a Jornada de Pediatria da Soespe já se firmou como um dos eventos mais esperados pelos pediatras capixabas. Os comentários e retorno dos participantes é sempre positivo. Para acompanhar essa demanda crescente, no primeiro semestre de 2019, realizaremos o XXII Congresso Espiritossantense de Pediatria. Além de atrair os pediatras locais, nosso intuito é agregar também especialistas de outros estados”, comenta o dr. Rodrigo Aboudib.